[weglot_switcher]

Portuguesa Adapttech mobiliza investidores britânicos e levanta mais 2,3 milhões

A Bionova Capital, sociedade de capital de risco portuguesa especializada na área da saúde, primeiro investidor na startup também participou na operação.
26 Março 2021, 20h55

A Bionova Capital, sociedade de capital de risco portuguesa especializada na área da saúde, anunciou esta sexta-feira, 26 de março, que a sua participada Adapttech levantou uma nova ronda de capital de risco no valor de 2,3 milhões de euros.

A empresa revela que além dela própria participaram na ronda os investidores britânicos Mercia Asset Management, Angel CoFund, Wealth Club e Wren Capital.

“A Adapttech usará este investimento para desenvolver novos produtos e para aumentar as vendas a nível mundial do seu sistema INSIGHT, um novo dispositivo médico que permite melhorar a adaptação das próteses em amputados dos membros inferiores”, justifica a Bionova Capital em comunicado enviado às redações.

O sistema INSIGHT combina um scanner 3D, sensores, tecnologia wearable e uma aplicação móvel, e permite conseguir um encaixe correto das próteses de membros inferiores ao membro residual (coto), assim como monitorizar o processo de reabilitação destes pacientes. O sistema está disponível mundialmente, após a conclusão com sucesso de vários estudos em clínicas de próteses nos EUA, onde a sua eficácia foi confirmada, acrescenta o comunicado enviado às redações.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido um investimento significativo por parte dos nossos investidores existentes e de novos investidores, permitindo-nos impulsionar as vendas do sistema INSIGHT”, afirmou Frederico Carpinteiro, CEO da Adapttech. “Este financiamento também permitirá desenvolver e lançar novos produtos, contratar novos elementos para a equipa e aumentar os nossos processos de produção à escala global”, acrescentou.

Em 2016, a Bionova Capital garantiu o capital inicial da Adapttech e desde até 2018 foi o seu único investidor. “Fomos os primeiros a reconhecer o potencial da tecnologia inovadora da Adapttech para melhorar o processo de ajuste de próteses. Trabalhámos desde o primeiro dia com a sua equipa para ajudar a trazer esta tecnologia para o mercado, incluindo redigir as suas patentes e melhorar a engenharia do produto”, explicou Peter Villax, Chairman da Bionova Capital.

“A Adapttech é um bom exemplo da nossa abordagem e trabalho conjunto com os fundadores na construção de empresas de saúde disruptivas por toda a Europa”, afirmou, por seu turno,  Ricardo Perdigão Henriques, CEO da Bionova Capital. “Inicialmente fundada em Portugal, esta empresa expandiu-se para o Reino Unido e EUA. Ao longo destas várias fases de crescimento, temos fornecido capital e apoio à empresa, permitindo introduzir no mercado um novo dispositivo médico com benefícios únicos para milhões de amputados em todo o mundo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.