[weglot_switcher]

Portuguesa Stratio encaixa doze milhões de euros em ronda de financiamento e vai contratar 60 pessoas

A empresa portuguesa viu a receita recorrente anual (ARR) crescer 2.700% desde a ronda inicial de investimento, a que se junta o investimento próprio de 65% do seu orçamento em I&D durante o mesmo período.
30 Novembro 2021, 08h00

Criada em Coimbra, a Stratio é uma plataforma de manutenção preditiva de frotas em tempo real, que acaba de encerrar uma ronda de investimento doze milhões de euros. O objetivo é acelerar o processo de expansão, aumentar a capacidade de investigação e desenvolvimento (I&D) e duplicar a equipa até ao final de 2022, através da contratação de 60 colaboradores.

A empresa portuguesa viu a receita recorrente anual (ARR) crescer 2.700% desde a ronda inicial de investimento, a que se junta o investimento próprio de 65% do seu orçamento em I&D durante o mesmo período.

“Com este investimento queremos atrair engenheiros de diferentes áreas para continuar esse desenvolvimento, contribuindo assim para eliminar os tempos de paragens forçadas que afetam a economia global e a vida das pessoas a cada dia”, explicam os cofundadores da Stratio, Ricardo Margalho, presidente-executivo e e Rui Sales, presidente.

Os dois responsáveis sublinha que “a manutenção preditiva da frota em tempo real da Stratio significa maior qualidade e transporte público mais barato, entregas dentro do prazo, ao mesmo tempo em que conseguimos tornar o transporte mais sustentável”.

A Stratio entra agora numa nova fase de crescimento, mesmo estando presente nos quatros principais continentes: Europa, Ásia, Américo do Norte e América do Sul.

A plataforma recorre à inteligência artificial, de forma a evitar “centenas de milhares de avarias” todos os dias, de forma a evitar constrangimentos ligados aos transportes publicos, entregas de mercadorias ou a chegada tardia de bens essenciais. No fundo, apresenta-se como uma ajuda à cadeia de abastecimento.

A Stratio fornece informação em tempo real através de uma plataforma que recolhe, analisa e indica quando é expectável que a próxima avaria aconteça. O seu sistema de explainable IA permite aos operadores e gestores de frotas compreender as razões por detrás de cada possível avaria, evitando a manutenção reativa quando um veículo é obrigado a parar.

“A tecnologia da Stratio está a capacitar os operadores de frotas em todo o mundo, fornecendo-lhes a plataforma mais abrangente e fácil de usar neste espaço. Acreditamos que esta tecnologia estará em breve disponível para todos os veículos em todo o mundo e que permitirá um futuro sem paragens forçadas que irá mudar o transporte como o conhecemos, sem excluir o impacto ambiental positivo que geramos”, concluem os responsáveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.