Portuguesas Rnters e Secret City Trails entram no programa de startups da Techstars e Semapa

O “Airbnb para artigos do dia-a-dia” e a empresa que criou jogos para desenvolver o turismo conquistaram dois dos dez lugares na turma do Techstars Lisbon Accelerator. Ainda assim, foram as norte-americanas que se destacaram nesta segunda edição, com quatro selecionadas.

As startups portuguesas Rnters e Secret City Trails foram duas das escolhidas para integrar a “segunda turma” de jovens empresas que serão apoiadas pela norte-americana Techstars e pela Semapa no âmbito do programa “Techstars Lisbon Accelerator”.

A aceleradora do Colorado informou esta segunda-feira que recebeu “centenas” de inscrições de todo o mundo, mas também assistiu a um “aumento significativo” de candidaturas de empresas localizadas nos principais centros de tecnologia de Portugal, nomeadamente Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro.

Apesar de as startups portuguesas marcarem presença no leque de participantes, quase metade das 10 selecionadas são micronegócios com sede nos Estados Unidos da América. Ainda assim, a EmotAI tem ADN português, porque, mesmo não tendo sede em Portugal, foi fundada por empreendedores portugueses.

Eis a dezena de empresas que foi escolhida: Apres (Estados Unidos), EmotAI (Hong Kong), Labby (Estados Unidos), Left (Estados Unidos), ParaSpace (Austrália), Qsee (Israel), Rnters (Portugal), Secret City Trails (Portugal), TicTacTrip (França) e VueBox (Estados Unidos).

“Este ano, o nosso programa concentrar-se-á em empresas que estão a resolver problemas em tecnologia industrial, transporte, viagens, sustentabilidade e empresas que têm soluções que podem ser adotadas em todos os setores”, explica a rede internacional de empreendedores, em comunicado.

Cofundada por Guilherme Guerra, a Rnters apelida-se de “Airbnb para artigos do dia-a-dia” por ter criado uma plataforma online de aluguer de artigos entre particulares (“peer-to-peer”) que permite aos utilizadores acederem a qualquer produto de que precisem temporariamente ou rentabilizarem itens que não utilizam.

Já Secret City Trails, que foi criada pela holandesa Wendy van Leeuwen e pela eslovaca Kristina Palovicova mas tem sede em Lisboa, desenvolve jogos temáticos para os turistas (re)descobrirem cidades europeias.

Notícia atualizada às 18h40 com informação sobre a EmotAI

Ler mais
Relacionadas

Semapa Next lança 2ª edição do programa Techstars Lisbon Accelerator

As startups interessadas em participar poderão apresentar a sua candidatura até ao próximo mês de Outubro. Após a fase de selecção, as 10 startups selecionadas vão participar num programa intensivo, com a duração de 3 meses, que irá decorrer em Lisboa, com início em Março de 2020 e que terminará com um Demo Day.

Semapa Next: “Há alguma lacuna de dinheiro para startups nas rondas de milhões”

Com passaporte de Singapura a São Francisco, as 10 empresas escolhidas para integrar o programa de aceleração da Techstars e da Semapa pisaram o palco da Fundação Champalimaud para conquistar mais investidores. “Ao trazer uma aceleradora internacional e startups de todo o mundo melhorámos muito o ecossistema em Portugal”, diz Ricardo Pires, CEO do braço de capital de risco da Semapa.
Recomendadas

‘Caso EDP’: empresa confirma que já foi notificada pelo DCIAP para ser constituída arguida

Em comunicado, a energética portuguesa afirmou que “em linha com as notícias divulgadas na imprensa portuguesa no final do dia de ontem, a EDP foi hoje notificada pelo DCIAP de que deverá, nos próximos dias, designar um legal representante que compareça no DCIAP, a fim de ser constituída arguida”.

Nova companhia aérea de Neeleman deverá iniciar voos em 2021

A Breeze Airways, fundada por David Neeleman, cuja saída da TAP foi anunciada recentemente, deverá iniciar os voos em 2021, um lançamento que foi adiado pela pandemia de Covid-19, avançou hoje a Bloomberg.

Salários da CGD aumentaram em 2019 com início de pagamento de bónus

Os salários da administração da CGD cresceram para 3,6 milhões de euros no ano passado, um aumento de 22,5% justificado com o início de um programa de pagamento de remunerações variáveis, que já estava previsto, revelou o banco.
Comentários