[weglot_switcher]

Portugueses preveem gastar 363 euros no regresso às aulas, estima Cetelem

Apesar dos manuais escolares já não fazerem parte das despesas familiares, os portugueses preevem gastar entre 250 a 500 euros neste regresso às aulas.
28 Agosto 2019, 15h02

Neste regresso às aulas, os portugueses vão gastar em compras de materiais escolares uma média de 363 euros, de acordo com os dados do Observador Regresso às Aulas, divulgados esta quarta-feira.

Segundo este estudo, cerca de 40% preveem gastar até 250 euros e 29% dos inquiridos referem querer gastar entre 250 euros e 500 euros, enquanto que 22% ainda não sabem.

A estimativa dos gastos são diferentes consoante o nível de ensino. No ensino pré-escolar os gastos médios são cerca de 318 euros, no primeiro ciclo de 31 euros e no segundo ciclo rondam os 355 euros. Aumentam ainda significativamente a partir do terceiro ciclo (406 euros), com as compras do ensino secundário a custar aos portugueses com estudantes a seu cargo uma média de 450 euros.

É certo que os portugueses não vão ter despesas nos manuais escolares, uma vez que estes vão ser distribuídos de forma gratuita. Os inquiridos referem que o montante que iriam despender neste material será agora utilizado em despesas familiares correntes (57%) e na aquisição de outro material escolar (47%), ao passo que  11% destinarão essa verba a poupanças e 5% irão reservar este montante para despesas com férias.

A semanada continua, porém, a ser um gasto presente no orçamento das famílias. Em média, os estudantes vão ter disponibilizados cerca de 20 euros por semana para gastarem no período de aulas. Cerca de metade dos inquiridos (52%) não sabe, no entanto, ao certo o valor que disponibiliza, podendo este variar. Já 21% refere disponibilizar aos alunos entre 11 e 20 euros e apenas uma pequena percentagem (1%) refere que esse valor pode atingir os 50 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.