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Portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas

Os portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard que analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu.
13 Setembro 2024, 20h06

Os portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard que analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu.

A seguir aos portugueses, são os irlandeses que mais valorizam esta experiência (69%), seguidos dos britânicos (67%) e dos holandeses (64%).

No inquérito, 88% dos portugueses inquiridos foram a um restaurante nos últimos três anos, um valor superior à média europeia (78%) e à frente da Grécia (85%) e apenas atrás do Chipre (91%).

Os dados ilustram como a gastronomia não é apenas uma parte da vida cotidiana em Portugal, mas também uma parte essencial da identidade cultural e social do país.

“Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da diversidade e riqueza dos pratos regionais”, conclui a Mastercard.

Por isso, a maioria dos portugueses revela que fazer uma boa refeição num restaurante familiar (72%) é mesmo uma das melhores experiências que podem ter, uma percentagem substancialmente acima da média europeia (60%) e bastante superior à dos vizinhos espanhóis (52%) ou franceses (60%).

Já no pódio das experiências que mais conquistam os portugueses, para além da gastronomia, estão ainda viajar para um destino de sonho (73%), ver um concerto de música ao vivo da sua banda ou artista favorito (53%) ou assistir a um jogo de futebol do seu clube favorito (44%).

Quase três quartos dos portugueses (71%) manifestaram também desejo de poder desfrutar de uma experiência gastronómica de luxo e experimentar um restaurante estrelado.

A Mastercard conclui que para 44%, esta seria uma das melhores experiências, sendo também uma das maiores percentagens dos que manifestam esse desejo comparativamente com os países europeus analisados, 10 pontos acima dos franceses (34%) e muito acima dos espanhóis (33%) ou italianos (29%).

O estudo mostra ainda que a nível europeu são sobretudo as faixas etárias dos 18 aos 24 anos as que desejariam ter esta experiência (42%) versus 28% na faixa etária dos 55 aos 64 anos.

Em termos de experiências complementares, os portugueses são também dos que consideram mais apelativo poder tomar um cocktail num bar de referência (51%), 10 pontos acima da média dos restantes países analisados (41%).

 

 

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