A meio da sessão da negociação desta quinta-feira, o PSI 20 inverteu o desempenho e está a negociar em alta, contrariando a tendência de perdas que se verifica entre as principais praças europeias.
Na Europa, os principais índices entraram em correção depois dos ganhos, registados na véspera, que beneficiaram das notícias sobre a eficácia da vacina contra a Covid-19 e da manutenção do poder de fogo do Banco Central Europeu, segundo as declarações da presidente da instituição, Christine Lagarde.
O índice pan-europeu Stoxx 600 perde 0,41%, reflexo do desempenho das bolsas europeias. Em França, o CAC 40 lidera as perdas, caindo 0,87%, seguindo-se a praça alemã, com o DAX a desvalorizar 0,81%. Em Itália, o FTSE Mib perde 0,55% e, em Espanha, o Ibex 35 cede 0,49%. No Reino Unido, o FTSE 100 cai 0,32%.
Por cá, em contraciclo, principal índice bolsista nacional valoriza 0,35%, para 4.259,90 pontos, impulsionado pela EDP Renováveis, CTT, Jerónimo Martins e pelo setor do retalho.
A EDP Renováveis, que na véspera alcançou máximos históricos, prossegue a tendência de valorização, avançando 1,72%, para 17,76 euros, enquanto os CTT sobem 1,40%, para 2,18 euros.
No retalho, a Sonae é a cotada que regista a maior valorização, avançando 3,20%, para 0,6125 euros, e a Jerónimo Martins ganha 0,28%, para 14,14 euros.
A Mota Engil ganha 0,28%, para 1,244 euros e a NOS, que ontem afundou mais de 6%, está a recuperar (pouco) terreno, valorizando 0,77%, para 2,88 euros.
Nas perdas, a energia é o setor mais afetado. A EDP cai 0,28%, enquanto a Galp desvaloriza 1,59%, que lidera as peras.
Estão ainda a negociar em baixa a Altri, o BCP, a Ibersol, a Pharol, e as papeleiras, Semapa e Navigator.
Nas matérias-primas, o preço do petróleo negoceia em baixa. O Brent perde 0,21% para 43,72 dólares e o WTI cede 0,22% para 41,26 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com