[weglot_switcher]

Precisa de ajuda em casa? Há mais de 4 mil ‘taskers’ qualificados à distância de um clique

A empresa TaskRabbit, com sede nos Estados Unidos, lançou-se no mercado português, onde disponibiliza uma rede com prestadores de serviços que vão desde limpezas, entregas ou carregamento e montagem móveis.
23 Novembro 2020, 19h48

Já está em Portugal continental a startup dos biscates TaskRabbit, destinada a quem precisa de auxílio em tarefas domésticas e quer encontrar prestadores desses serviços (os chamados “taskers”). A tecnológica do grupo Ingka lançou-se no mercado português, onde conta com 4.500 taskers e investiu num centro de outsourcing para apoio ao cliente, no Porto.

A TaskRabbit, com sede nos Estados Unidos, encontra-se em processo de expansão internacional e Portugal é o sétimo país onde passa a operar – através de uma aplicação móvel, do website e das lojas Ikea em Lisboa, Matosinhos, Braga e Loulé. Há serviços em mais de 50 categorias disponíveis, incluindo pequenas reparações domésticas, limpeza, canalização ou serviços de montagem de móveis do Ikea em 24 horas.

Em Portugal, estima-se que estes técnicos ganhem, em média, cerca de 12 euros por hora. “Temos grandes expectativas para o nosso crescimento em Portugal e demonstramos isso com um lançamento a nível nacional desde o primeiro momento, algo que é a primeira vez que a TaskRabbit faz. Há muitos trabalhadores qualificados em Portugal à procura de novos clientes ou de expandir os seus negócios”, afirma a CEO da empresa, Ania Smith, em comunicado.

A startup de Silicon Valley liga também freelancers e trabalhadores independentes a grandes organizações e que permite aos utilizadores divulgarem pequenos trabalhos ou atividades – ou seja, os biscates que façam. Só em 2019 mais de 1 milhão de clientes terão utilizado a plataforma e os taskers registados, que definem a sua própria tarifa, ganharam mais de 130 milhões de euros.

O Ikea anunciou em setembro de 2017 a aquisição da tecnológica TaskRabbit e entrou, assim, no mercado da economia de partilha. A estratégia surgiu com a necessidade de responder ao crescimento de empresas de comércio eletrónico como a Amazon, que têm desenvolvido o processo de entregas ao domicílio, inclusive com drones. Poucos meses depois, o chefe-executivo da multinacional sueca disse ao jornal “Financial Times” que a retalhista iria expandir o seu serviço de trabalhos temporários no Canadá e ponderava fazer o mesmo na Europa e a Ásia.

“Hoje, o nosso lar é mais relevante do que nunca e as pessoas precisam de ajuda para melhorá-lo. Ao oferecer soluções acessíveis e de baixo custo e serviços relevantes – agora através da TaskRabbit – continuamos a ajudar as pessoas a criar uma casa melhor para si e para as suas famílias. Os nossos clientes terão acesso a uma ampla oferta de serviços de montagens de móveis de alta qualidade e preços acessíveis, ao mesmo tempo que são criados mais empregos em Portugal”, refere Helen Duphorn, gestora de Retalho da Ikea Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.