[weglot_switcher]

Preço da trufa branca bate um novo recorde e atinge os 6 mil euros por quilo

Os preços dispararam devido às condições climátéricas desfavoráveis, como o calor e a seca que atingiram a Itália nos últimos meses.
5 Novembro 2017, 07h29

O preço da trufa branca, uma das iguarias mais caras da gastronomia italiana, bateu um novo recorde histórico e aproxima-se dos 6 mil euros por quilo no Borsino del Tartufo de Alba, uma espécie de “bolsa de valores” do ativo alimentar. A notícia é da Agência ANSA –  Agenzia Nazionale Stampa Associata, que é a principal agência de notícias italiana. A alta de preços foi causada por condições climatéricas desfavoráveis, como o calor e a seca que atingiram a Itália nos últimos meses.

Segundo a Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), o valor supera em muito os preços mais elevados registados nos últimos anos, como os 5 mil euros de 2012 ou os 4,5 mil de 2007.

O valor médio é calculado pelo Borsino del Tartufo de Alba, cidade de Piemonte famosa pelas trufas brancas, e é baseado em porções de aproximadamente 20 gramas.

Ainda de acordo com a Coldiretti, o fungo trufa branca desenvolve-se em terrenos que precisam estar frescos e húmidos tanto na fase de germinação como na de maturação.

A cidade famosa pelas trufas brancas foi no fim de outubro proclamada oficialmente como “cidade criativa para a gastronomia” pela Unesco, que reconhece municípios pela a sua vocação culinária. Ainda segundo a Ansa, após a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nomear Milão como “cidade criativa para a Literatura”, outras três comunas italianas receberam títulos no passado dia 31 de outubro. Alba, que fica na região de Piemonte, no norte do país, foi eleita “cidade criativa para a Gastronomia”; Pesaro, que fica na região de Marcas, no centro da Itália, foi escolhida como “cidade criativa para a Música”; e Carrara, na região da Toscana, famosa por seu mármore, foi premiada com o título de “cidade criativa para o Artesanato”.

Ao todo, 64 cidades em 44 países receberam o título, incluindo 19 nações que não tinham nenhuma cidade na lista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.