O preço do petróleo está a descer esta sexta-feira devido a um potencial acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, que poderia levar a um aumento na oferta no mercado global, sublinha a publicação financeira Investing.
Essa possibilidade leva a que o preço do brent caia 1,44% para os 62,47 dólares, esta sexta-feira, e o do crude desvalorize 1,68% para os 58,01 dólares.
“O sentimento do mercado tornou-se pessimista com a pressão de Washington por um plano de paz entre a Ucrânia e a Rússia para pôr fim à guerra de três anos, enquanto as sanções contra as principais produtoras de petróleo russas, Rosneft e Lukoil, deverão entrar em vigor ainda nesta sessão [sexta-feira]”, adianta o Investing.
Este plano de paz, que conta com o apoio dos Estados Unidos, a que a Reuters teve acesso, inclui a renúncia pela Ucrânia de toda a região do Donbas e a redução significativa das suas forças armadas, limitando o seu exército a 600 mil. O plano prevê também o reconhecimento da Crimeia, Luhansk e Donetsk como territórios da Rússia e a retirada das forças ucranianas de parte da região de Donetsk que controlam.
“Este plano foi elaborado imediatamente após discussões com um dos membros mais graduados do governo do Presidente Zelensky, Rustem Umerov, que concordou com a maior parte do plano, após ter feito várias modificações, e o apresentou ao presidente Zelensky”, disse um alto funcionário norte-americano, citado pela Reuters.
Já o analista sénior do Price Futures Group, Phil Flynn, citado também pela Reuters, salientou que se partia do princípio que a nova proposta [acordo de paz] “seria rejeitada de imediato” pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, contudo este “não a descartou completamente”. Phil Flynn considerou também que agora a “pergunta de mil milhões de dólares é: as sanções entrarão em vigor amanhã [sexta-feira]? Se estiverem perto de entrar em vigor, podem ser suspensas ou adiadas”.
A isto junta-se a queda nos stocks de crude em 3,4 milhões de barris, para os 424,2 milhões, na semana que terminou a 14 de novembro, tendo em conta os dados da Energy Information Administration, um valor superior ao projetado pelos analista consultados pela Reuters que esperavam uma queda de 603 mil barris.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com