O índice de preços na produção industrial registou um crescimento homólogo de 2% em junho, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O agrupamento da energia foi o que mais contribuiu para a variação do índice, tendo apresentado um aumento de 8%. Já a secção das indústrias transformadoras, apresentou um aumento de 0,4% nos preços, enquanto o índice da secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registou uma subida de 19,9%.
Em comparação com o trimestre anterior, os preços da produção industrial aumentaram 0,5% no segundo trimestre. Já o agrupamento de bens de consumo e de energia registaram uma subida de 3% e 4,2%, respetivamente.
A nível mensal, em junho, o índice de preços na produção industrial apresentou um crescimento de 0,8%, tendo a secção de energia dado o maior contributo, com um aumento de 4,9%.
Em junho, e em comparação mensal, a secção das indústrias transformadoras diminuiu 0,4%, enquanto a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio apresentado um aumento de 15,3%.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com