Os preços das casas mais que duplicaram nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve entre 2009 e 2024, com as três regiões a registarem aumentos de 118%, 109% e 103%, respetivamente. Este é um dados revelados pelo estudo ‘Unlocking the Potential of Portugal’s Residential Market‘, da consultora imobiliária CBRE esta sexta-feira.
Entre o primeiro trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2024, Lisboa viu os valores da habitação atingir os 362 mil euros, enquanto o Porto chegar os 226 mil euros e o Algarve aos 338 mil euros.
Este sinal refletiu-se em todas as regiões do país neste período, com a Península de Setúbal a ver os preços das casas atingir os 224 mil euros (+90%), Oeste e Vale do Tejo (156 mil euros; +46%), Centro (128 mil euros; +35%) e Alentejo (114 mil euros; +37%).
Por outro lado, o estudo da consultora indica que no ano passado, o preço médio de uma casa antiga atingiu o mesmo valor que uma habitação nova em 2019.
Igor Borrego, Responsável de Capital Markets da CBRE Portugal, salienta que “o atual contexto de escassez de oferta habitacional nas zonas urbanas, aliado à pressão demográfica e aos incentivos fiscais que estimulam a procura, exige uma resposta urgente e sustentada ao nível da construção de nova habitação”.
No entanto, a consultora aponta diversas áreas urbanas onde existem condições concretas para construção imediata, o que permite acelerar processos e responder rapidamente ao défice habitacional.
Entre as áreas com maior potencial destacam-se a Alta de Lisboa, Taguspark (Oeiras), Montijo, Alcochete e Vila Franca de Xira, na Área Metropolitana de Lisboa, bem como zonas emergentes no Grande Porto, como Águas Santas (Maia), Prelada e a zona oriental da cidade.
Regiões que de acordo com a CBRE representam uma oportunidade concreta para desenvolver habitação nova, com tipologias ajustadas ao perfil atual dos agregados, sendo que mais de um terço das casas são habitadas por apenas uma ou duas pessoas.
“Portugal não necessita apenas de mais casas, mas sim de bairros inteiros, empreendimentos com dimensão, pensados para as necessidades reais das famílias de hoje – menores, mais diversas, com menos poder de compra – e em localizações com acessibilidade e serviços”, afirma Igor Borrego.
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