[weglot_switcher]

Preços das casas sobem nas periferias e ultrapassam Lisboa

Os municípios do Barreiro, Montijo e Odivelas foram aqueles que registaram um maior crescimento no valor mediano do preço por metro quadrado. Já na Área Metropolitana do Porto, os concelhos da Trofa e Espinho, foram os únicos onde os preços aumentaram em relação à cidade do Porto.
4 Novembro 2019, 11h10

Apesar de continuarem a subir, os preços das casas em Lisboa já foram ultrapassados pelas zonas periféricas. Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), registou no segundo trimestre um crescimento de 1,4%, ficando abaixo dos 2% da média nacional. Contudo, o preço por metro quadrado na capital continua a ser o mais elevado, com um valor de 3.154 euros/m2, segundo indica a edição do “Jornal de Negócios” desta segunda-feira, 4 de novembro, com base nos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do passado dia 31 de outubro.

Na AML, os municípios do Barreiro (6,1%), Odivelas (5,3%), Amadora (4,5%) e Sintra (4,4%) foram aqueles que verificaram as maiores subidas no trimestre em análise. Já dentro de Lisboa, Marvila teve no espaço de um ano um aumento de 85% no custo das casas, passando da freguesia com o valor mais baixo por metro quadrado (1.543 euros) para um preço atual de 2.855 euros/m2.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) a situação é oposta. A cidade do Porto foi das que registou a maior subida dos preços no segundo trimestre (4,7%), ficando apenas atrás da Trofa (5,1%,) Oliveira de Azeméis (5%) e Espinho (4,9%). Já a cidade de Vila Nova de Gaia verificou um crescimento de 4,6%, o que representa um valor de 1.060 euros/m2, superando o valor da média nacional (1.034 euros/m2), algo que já não acontecia desde o primeiro trimestre de 2016.

Ainda na AMP, a freguesia do Bonfim teve uma subida de 45,4% no preço das casas no espaço de um ano, sendo que as três zonas mais caras tiveram aumentos dos preços abaixo da média (20,7%) da cidade do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.