[weglot_switcher]

Preços em Espanha no nível mais baixo desde março de 2021

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) espanhol fixou-se nos 1,5% em setembro, o que significa que desceu oito décimas em relação a agosto.
15 Outubro 2024, 10h02

A inflação espanhola mantém a trajetória descendente. O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Espanha fixou-se nos 1,5% em setembro, o que significa que desceu oito décimas em relação a agosto e que é a mais baixa desde março de 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país vizinho.

A inflação subjacente, o indicador geral sem contar com os alimentos não processados ​​ou produtos energéticos, teve desceu três décimas em cadeia para os 2,4%, o nível mais baixo desde janeiro de 2022.

A variação dos preços em Espanha foi influenciada, essencialmente pelo segmento da alimentação e dos transportes. Na categoria alimentar e de bebidas não alcoólicas, a taxa anual diminuiu sete décimas, para 1,8%, por causa da diminuição dos preços dos óleos e gorduras, face ao aumento registado em setembro do ano anterior.

Quanto à inflação relacionada com os transportes ficou 2,6 pontos abaixo do mês anterior, sendo que a diminuição se deveu, em grande parte, à queda dos preços dos combustíveis e lubrificantes.

“Influenciam também, embora em menor medida, as leguminosas e os legumes, cujo aumento de preços foi inferior ao registado em setembro de 2023, e as frutas, cuja descida de preços foi superior à do mesmo mês do ano anterior”, explica o relatório do INE espanhol, publicado esta terça-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.