[weglot_switcher]

Preços na produção industrial diminuíram 3,4%

O agrupamento da energia contribuiu também com -2 p.p. para a variação do índice agregado, enquanto os bens intermédios contribuíram com -1,7%, com taxas de variação homóloga de -9,8% e -4,6%, respetivamente.
20 Abril 2020, 12h08

A produção industrial registou uma quebra de 3,4% em março, face aos -3% de fevereiro, segundo os dados do Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 20 de abril. No primeiro trimestre de 2020, os preços na produção industrial diminuíram 2,8% (-2,3% no trimestre anterior).

De acordo com o gabinete estatístico nacional, a informação relativamente ao mês de março e ao primeiro trimestre já devem refletir os efeitos da pandemia de Covid-19, “quer no comportamento do índice de preços quer na quantidade de informação primária disponível”.

Este resultado foi influenciado em particular pelo agrupamento da energia, sem o qual o índice total diminuiu 2,1% (-2% no mês anterior). O agrupamento da energia contribuiu também com -2 p.p. para a variação do índice agregado, enquanto os bens intermédios contribuíram com -1,7%, com taxas de variação homóloga de -9,8% e -4,6%, respetivamente.

Por sua vez, o agrupamento de bens de investimento apresentam resultados nulos desde dezembro de 2019, enquanto os bens de consumo verificaram um aumento de 0,2 p.p. A secção das indústrias transformadoras, com taxa de variação de -3,1%, apresentou um contributo de -2,8 p.p. para a variação do índice agregado. As indústrias de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, apresentou o segundo contributo mais influente para a variação do índice total (0,7 p.p.), em resultado de uma variação homóloga de -8,7%.

No primeiro trimestre de 2020, a taxa de variação homóloga do IPPI situou-se em -2,8%. Os agrupamentos de bens intermédios e de energia apresentaram contributos de, respetivamente, -1,7 p.p. e -1,2 p.p., resultantes das variações de -4,7% e -5,9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.