[weglot_switcher]

Preocupação com a banca? Medina garante “solidez” do mercado financeiro

“Depois da crise financeira as regras foram alteradas significativamente, bem como os requisitos das instituições financeiras”, indicou na conferência do Conselho de Ministros, ao lado do primeiro-ministro, António Costa e da ministra da Habitação, Marina Gonçalves.
16 Março 2023, 14h26

Fernando Medina lembrou que os mercados financeiros europeus são regulados de perto e que apresentam “solidez”. O ministro das finanças abordou o tema que tem assolado os mercados financeiros esta semana, após a queda de dois bancos norte-americanos,

“Os mercados financeiros têm estado a ser acompanhados”, garantiu Fernando Medina, durante o Conselho de Ministros desta quinta-feira, 16 de março, quando questionado sobre se está preocupado com a exposição da banca aos acontecimentos nos Estados Unidos. “O mercado financeiro apresenta hoje solidez”, reforçou, na mesma semana em que se reuniu com os ministros das Finanças da União Europeia.

“Depois da crise financeira as regras foram alteradas significativamente, bem como os requisitos das instituições financeiras. Foi feito um esforço para o reforço financeiro, uma alteração de fundo sobre a supervisão e a regulação do sistema financeiro a nível europeu”, afirmou o ministro das Finanças.

Fernando Medina lembrou também que os bancos portugueses, a par dos seus congéneres, estão sob a supervisão atenta do BCE e que as instituições financeiras europeias têm apresentado “solidez” perante toda a situação.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.