Presidência portuguesa da UE discute emprego e formação no turismo

Trata-se de um fórum internacional que será realizado, na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, em formato virtual, sob a coordenação do Ministério da Economia e da Transição Digital.

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia vai discutir, na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, a educação, o emprego e a formação no sector do turismo.

Trata-se de um fórum internacional que será realizado em formato virtual sob a coordenação do Ministério da Economia e da Transição Digital.

“Com o sector do turismo a enfrentar um momento difícil e incerto, cujos impactos ainda não são totalmente claros, é fundamental reunir os atores governamentais e da União Europeia, assim como representantes de organizações intergovernamentais, não governamentais e da sociedade civil, para trabalhar na premente recuperação e valorização do turismo. Este fórum constitui-se, assim, como uma oportunidade para reunir contributos e propor soluções para o sector do turismo em duas componentes fundamentais: os recursos humanos e as suas qualificações”, explica um comunicado do Ministério da Economia.

Segundo essa nota, o programa deste fórum é composto por dois painéis: ‘Education & Training in Tourism – How?’ e ‘Future Trends in Tourism’.

“O primeiro incide nos atuais modelos de educação e formação no sector do turismo, procurando fazer um diagnóstico e um levantamento das necessidades do sector e como promover a sua evolução e adaptação a novas realidades, e o segundo procura debater as principais linhas de evolução no sector, quais as tendências de procura/ consumo e como o sector se deve adaptar para responder às novas exigências”, adianta o referido comunicado.

De acordo com o Ministério da Economia, a sessão conta ainda com uma apresentação da iniciativa ‘Pact for Skills’, “uma estratégia da Comissão Europeia destinada a estabelecer parcerias público-privadas para o desenvolvimento de competências a nível europeu, promovendo a criação de redes de formadores e novas formas de financiamento”.

“O Fórum Internacional: Educação, Emprego e Formação no sector do turismo é um dos três eventos que o Turismo de Portugal está a organizar, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o intuito de contribuir para a retoma, valorização e inovação deste sector da economia”, conclui o comunicado em apreço.

 

Ler mais
Recomendadas
catarina_martins_oe_2020

Covid-19: Catarina Martins faz um apelo a Costa para que estenda já as moratórias

“Deixo aqui hoje este apelo a António Costa: não espere que seja tarde demais, não espere pelo início dos despejos e das falências. As moratórias têm de ser estendidas já”, num comício maioritariamente virtual que assinalou o encerramento da conferência autárquica online e os 22 anos do BE, que comemora no domingo a sua fundação.

TAP. Ratificação dos acordos com pilotos e tripulantes era “passo crucial”, diz o Governo

“Porque estes acordos representam um compromisso muito firme de todos com o futuro da companhia, dão ainda mais credibilidade ao plano de reestruturação que o Estado português continuará a negociar com a Comissão Europeia ao longo das próximas semanas”, sublinhou o Ministério das Infraestruras e da Habitação.

Serviços postais caem 12,4% mas tráfego de encomendas dispara 20% em 2020

Tráfego total dos serviços postais caiu 12,4% em 2020, uma quebra que “está associada aos efeitos da pandemia da Covid-19” e que foi “mais expressiva” do que o recuo verificado em 2019 (-6,7%). A pandemia terá tido “um impacto direto, negativo, de 9,8% no tráfego postal total”.
Comentários