Presidência Portuguesa. Von der Leyen e Colégio de Comissários reúnem-se esta sexta-feira com Governo em Lisboa

No CCB terá lugar um encontro bilateral entre Ursula von der Leyen e o primeiro-ministro, António Costa, bem como reuniões bilaterais entre os comissários e os membros do Executivo português, organizadas por grupos temáticos.

Ursula von der Leyen e António Costa | Cristina Bernardo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e oito membros do Colégio de Comissários da União Europeia vão esta sexta-feira reunir com o Governo, em Lisboa. Os responsáveis de Bruxelas terão um conjunto de reuniões sobre o programa e as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que arrancou no dia 1 de janeiro e se prolonga até junho.

Além de Ursula von der Leyen, participam nestes encontros os vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, o alto representante e vice-presidente Josep Borrell Fontelles, os vice-presidentes Maroš Šefčovič e Margaritis Schinas e os comissários Nicolas Schmit e Elisa Ferreira.

A delegação da Comissão Europeia deverá chegar ao Centro Cultural de Belém (CCB), onde decorrerão as sessões de trabalho, pelas 10h15. No CCB terá lugar um encontro bilateral entre Ursula von der Leyen e o primeiro-ministro, António Costa, bem como reuniões bilaterais entre os comissários e os membros do Executivo português, organizadas por grupos temáticos. Haverá também uma reunião plenária.

Na agenda destas sessões de trabalho estão sete temas centrais, segundo um comunicado de Bruxelas. Nomeadamente, a promoção da União Europeia como líder na ação climática, a aceleração da transformação digital para uma Europa digital, o dossiê “Europa Resiliente: promover a recuperação, a coesão e os valores europeus”, o modelo social europeu, a promoção da Europa como porta “aberta” ao mundo, a migração e a saúde e as prioridades do Conselho dos Assuntos Gerais”.

As reuniões estarão concluídas pelas 14h00, quando a António Costa e von der Leyen têm marcada uma conferência de imprensa conjunta sobre o encontro entre a delegação de Bruxelas e o Executivo português.

Da parte da tarde, a presidente da Comissão Europeia reúne por videoconferência com o o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. Seguir-se-á um encontro mais alargado, com os restantes membros do Colégio de Comissário, os líderes de grupos parlamentares e presidentes de comissões parlamentares, também por videoconferência.

A presidente Ursula von der Leyen tem ainda um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A visita a Lisboa fica concluída com um jantar de trabalho com o primeiro-ministro.

Ler mais

Recomendadas

Covid-19: PCP quer apoios a 100% para pais “imediatamante e com efeitos retroativos”

Intervindo numa sessão pública, em Lisboa, Jerónimo de Sousa lamentou que “PS, PSD e CDS-PP” tenham rejeitado na Assembleia da República a proposta do PCP que previa “o pagamento do salário a 100% a quem está em assistência a filhos até aos 16 anos, enquanto as escolas se mantiverem encerradas”, devido à pandemia de Covid-19.

PremiumEconomistas alertam para risco de crise financeira

O volume moratórias de crédito quando comparado com o resto da Europa deixa antecipar fortes impactos na banca no pós-Covid.

PremiumUnião Europeia não pode continuar “em velocidade lenta”

O painel do Observatório “A Recuperação Económica depois da Covid-19” sobre ‘O papel da Europa e os desafios para o futuro no contexto global’ foi unânime em considerar que a UE deu, no contexto de combate à pandemia, mais uma prova da sua endémica lentidão.
Comentários