[weglot_switcher]

Presidente da Asaval: “Não é possível uma plataforma substituir um avaliador”

Dirigente afirma que “pode existir alguma tentação” dos cidadãos em recorrer a estas tecnologias para pouparem custos e ter resultados imediatos. “Conhecimento técnico de um perito não é substituível”.
1 Dezembro 2019, 20h00

“Não é possível que uma plataforma digital substitua o conhecimento de um perito-avaliador”. Quem é o diz é Paulo Barros Trindade, presidente da Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), em declarações ao Jornal Económico. Na base desta afirmação poderá estar a recente entrada em cena no mercado imobiliário da Urbiwise, uma plataforma digital, onde o consumidor, seja proprietário, comprador ou interessado, pode consultar, de forma independente e totalmente gratuita, a valorização de qualquer propriedade, quer se trate de uma casa ou de um apartamento.

“A realização de uma avaliação imobiliária é um processo que carece do conhecimento técnico do perito avaliador, não só na matéria especifica das metodologias de avaliação, mas também em outras matérias mais gerais, como os aspetos legais, ambientais e de construção”, refere Paulo Barros Trindade.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.