[weglot_switcher]

Presidente da República elogia atuação “exemplar” de Rui Rio enquanto líder da oposição durante a crise da Covid-19

O chefe de Estado considera que Rui Rio deu ao país “uma força que não se imagina” e que “os portugueses não o esquecerão” numa altura em que a pandemia da Covid-19 obriga a colocar “o interesse nacional à frente do partidário”.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
22 Maio 2020, 14h18

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou esta sexta-feira a atuação “exemplar” do líder da oposição e candidato a primeiro-ministro, Rui Rio. O chefe de Estado considera que Rui Rio deu ao país “uma força que não se imagina” e que “os portugueses não o esquecerão” numa altura em que a pandemia da Covid-19 obriga a colocar “o interesse nacional à frente do partidário”.

“Um dos motivos pelos quais vim aqui foi para saudar Rui Rio como líder da oposição e candidato a primeiro-ministro. Como líder da oposição, foi um exemplo. Acho que não conseguiria fazer o que ele fez, nomeadamente numa circunstância como esta, de todos os dias ter de enfrentar situações novas e inesperadas”, afirmou o Presidente da República de visita ao concelho de Ovar, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que o Governo e o primeiro-ministro foi “muito louvado” mas assegura que “o líder da oposição não foi menos louvado cá dentro e lá fora”. “Foi um exemplo. Devo reconhecer, porque também fui líder da oposição, não há nada difícil do que ser líder da oposição. É mais difícil do que ser primeiro-ministro. Não conseguiria, por muito que tentasse, fazer aquilo que ele fez”, sustentou.

O chefe de Estado salientou ainda que, “à parte daquilo que os une” (serem do mesmo partido), a Rui Rio deve ser dado “um agradecimento nacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.