A TAP anunciou na quinta-feira greve entre os dias 7 a 10 de abril, o que vai fazer com que vários milhares de passageiros não cheguem ao seu destino como planeado. A AirHelp informa os passageiros que, no caso de atrasos superiores a três horas ou cancelamentos, os passageiros afetados têm igualmente direito a uma indemnização que poderá atingir os 600 euros.
A empresa dispõem de um formulário no site para os passageiros verificarem, gratuitamente, a sua elegibilidade para uma indemnização.
Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista e representante da AirHelp em Portugal, “acontece, com frequência, as companhias aéreas rejeitarem pedidos de indemnização dos passageiros com o argumento de que as greves estão para além do controlo da companhia aérea e, consequentemente, não são responsáveis pela indemnização. Tal facto não corresponde à verdade e, por isso, salientamos que as irregularidades de voo causadas por greves do pessoal da companhia aérea devem ser compensadas”.
A empresa AirHelp, especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, analisou os últimos anos de viagens realizadas no período da Páscoa, de forma a fazer uma previsão de como serão as viagens da Páscoa de 2023.
Seguindo as tendências de 2019 e 2022, espera-se que em 2023 o número de passageiros nos aeroportos portugueses e as viagens aumentem na Páscoa. De acordo com a análise, em 2019 registaram-se 685 mil passageiros aéreos, um número que diminuiu em 2022 para 605 mil.
Em 2022 o aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, destacou-se dos restantes aeroportos pela sua pontualidade, com apenas 18% dos passageiros a serem afetados por irregularidades nos voos. Em segundo lugar encontra-se o aeroporto de Faro, com 21% dos passageiros afetados e em terceiro o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com 25% dos passageiros afetados.
Já o aeroporto Humberto Delgado encontra-se em penúltimo lugar, mas foi o que registou uma melhoria mais acentuada na pontualidade. Em último fica o aeroporto da Madeira com uma percentagem de 34% dos passageiros afetados.
A AirHelp ainda listou os melhores destinos consoante o seu ponto de partida quanto à regularidade dos voos. Segundo a análise da empresa, para quem partir de Faro a melhor opção para as férias da Páscoa é Malta, sendo que já viajaram 600 pessoas sem ter sofrido qualquer irregularidade no voo. Se partir do Porto, a sugestão dada é conhecer a cidade alemã Dusseldorf, com mais de 1.400 pessoas sem sofrer qualquer percalço na viagem.
De Lisboa a melhor opção é a capital finlandesa Helsínquia, para onde já viajaram mais de 1.100 passageiros e não foram registados atrasos ou cancelamentos dos voos. Da Madeira o conselho é Londres; mais de 300 pessoas viajaram para este destino sem qualquer irregularidade. Por fim, caso viaje de Ponta Delgada, a cidade alemã de Frankfurt apresenta-se como a melhor opção.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com