[weglot_switcher]

Primeiro-ministro da Ucrânia pede a demissão

A decisão está relacionada com a divulgação de um áudio no início da semana no qual Oleksiy Honcharuk parece fazer comentários depreciativos sobre os conhecimentos de economia do presidente.
  • DR
17 Janeiro 2020, 10h16

O primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Honcharuk, apresentou a sua demissão ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyi. A decisão está relacionada com a divulgação de um áudio no início da semana no qual o primeiro-ministro parece fazer comentários depreciativos sobre os conhecimentos de economia do presidente.

Numa publicação na sua conta no Facebook, Honcharuk explica o que o motivou a apresentar a demissão a Zelenskyi.

https://www.facebook.com/PMHoncharuk/posts/174858167227436

“Estou na posição de cumprir o programa do presidente. Para mim ele é um modelo de abertura e de decência. No entanto, para não subsistam quaisquer dúvidas sobre o nossos respeito e confiança no presidente, escrevi uma carta de demissão e entreguei-a ao presidente para que possa submetê-la ao parlamento”, frisou o primeiro-ministro ucraniano.

De acordo com a agência noticiosa AFP, o gabinete de Zelenskyi confirmou que Honcharuk entregou a carta de demissão. O presidente da Ucrânia vai agora considerar este pedido.

Este pedido de demissão surge numa altura em que a Ucrânia está envolvida no processo de impeachment de Donald Trump nos Estados Unidos, uma vez que o presidente norte-americano pressionou Zelenskyi a investigar Hunter e Joe Biden, candidato democrata às eleições presidenciais deste ano.

Até esta quinta-feira, a Ucrânia tinha optado por manter-se à margem deste processo. Algo que mudou, quando ontem o Ministério do Interior do país anunciou que a polícia ucraniana estava a investigar a possibilidade de Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, ter sido vigiada ilegalmente antes de ter sido afastada do cargo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.