[weglot_switcher]

Primeiro veículo abastecido com biometano 100% renovável já circula em Portugal

Durante um mês a Dourogás prevê a realização de cerca de oito mil quilómetros abastecidos totalmente com biometano 100% renovável, para transporte pesado de bens alimentares com emissões zero de CO2.
DOUROGAS
8 Setembro 2021, 19h42

O primeiro veículo pesado abastecido a biometano já circula em Portugal.

De acordo com a nota divulgada, esta quarta-feira, através da parceria estabelecida entre a Dourogás e a HAVI, em colaboração com a Scania (o fabricante fornecedor da HAVI), foi possível concretizar o primeiro abastecimento a gás natural veicular (GNV) 100% renovável de um veículo pesado, dando mais um passo no caminho da descarbonização do sector dos transportes.

Durante um mês, a iniciativa prevê a realização de cerca de oito mil quilómetros abastecidos totalmente com biometano 100% renovável, para transporte pesado de bens alimentares com emissões zero de CO2.

“Esta demonstração vem reforçar a oportunidade que o biometano representa para a mobilidade sustentável, uma prioridade do grupo Dourogás que tem como objetivo, até 2025, disponibilizar 50% de GNV de origem 100% renovável, o que permitirá evitar a emissão de 7.600 toneladas de CO2 por ano”, lê-se no comunicado.

Face ao gasóleo, o GNV representa também um benefício considerável ao nível da qualidade do ar, uma vez que permite a redução de monóxido de carbono (CO) em 30%, de óxidos de nitrogénio (NOx) em 35% e de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 20% e, também, a redução em 95% de partículas em suspensão e a neutralização de emissões de dióxido de enxofre (SO2).

O biometano incorporado no posto de abastecimento da Dourogás em Loures tem origem no projeto pioneiro de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, o Biogasmove, através do qual abastece, atualmente, uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste (na região de Trás-os-Montes), a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas.

Recentemente, a Dourogás e as Águas do Tejo Atlântico firmaram também uma parceria no sentido de iniciar um projeto de demonstração de conceito com vista à produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Em comunicado, o diretor da Scania Portugal Victor Carvalho,  refere que “esta colaboração com a HAVI e a Dourogás faz parte da estratégia da Scania para liderar a mudança para o transporte sustentável juntamente com os seus clientes e parceiros” e argumenta que “o biometano 100% renovável é um elemento-chave para a descarbonização do transporte” garantindo que “toda a gama de camiões e autocarros movidos a gás da Scania está pronta para utilização de biometano 100% renovável sem necessidade de quaisquer adaptações”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.