PremiumPrincipal desafio para desenvolver agroindústria é o conhecimento

Promotores de conferência para uma visão estratégica defendem que o conhecimento é a chave para desafios da sustentabilidade e produtividade.

O maior desafio que se coloca à agricultura portuguesa é o de garantir sustentabilidade ambiental e social, mas sem pôr em causa a sua produtividade. Estes são os temas que atravessaram, de forma transversal, as conferências que integraram o ciclo “Conhecer para Decidir, Planear para Agir”, promovido pela Lusomorango, a maior organização de produtores portuguesa do sector das frutas e legumes, e a Universidade Católica Portuguesa. Os promotores desta iniciativa defendem que o caminho passa pelo conhecimento, que é, no final, o grande desafio para o sector agroindustrial.

“O desafio maior da agricultura é fazer parte do ecossistema, preservar a biodiversidade e viver com a biodiversidade. Isto consegue-se através do conhecimento”, explica Luís Pinheiro, presidente do conselho de administração da Lusomorango. “Temos de saber como é que, com tecnologia, com desenvolvimento do conhecimento, temos produtividade agrícola, não desconectada do ecossistema, mas fazendo parte dele”, acrescenta.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Exportações de azeite sobem 5% até junho e consumo recua, aponta associação

As exportações de azeite subiram mais de 5% para 94.161 toneladas no primeiro semestre, mas o consumo recuou, apesar de ser expectável uma manutenção dos níveis de 2020, avançou à Lusa a Casa do Azeite.

Ano agrícola 2019/2020 registou o julho mais quente desde 1931

Além de julho, o inverno foi o segundo mais quente desde 1931, revelou hoje o “INE”.

Comissão Europeia adopta ‘Nova Estratégia para as Florestas 2030’

No entender dos responsáveis de Bruxelas, “as florestas são um aliado essencial na luta contra as alterações climáticas e a perda de biodiversidade”.
Comentários