Prio e Carris unem-se em projecto de descarbonização dos transportes urbanos

Este projecto pretende promover a mobilidade sustentável na cidade de Lisboa com uma carreira de oito autocarros movida a zero diesel. Este combustível será totalmente livre de petróleo e permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa.

A Prio e a Carris vão juntar-se à Circular, DST Solar, Innovation Point, Mota-Engil Renewing, Praça, , Schréder, The Browers Company e Watt-IS para desenvolver o projeto Beato BioBus, um projeto que terá como objetivo promover a mobilidade sustentável na cidade de Lisboa, criando uma carreira movida a zero diesel.

De acordo com a nota divulgada, a Prio vai disponibilizar o combustível produzido inteiramente através de matérias-primas residuais, sendo “totalmente livre de petróleo” e que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fósseis, não sendo necessário efetuar qualquer alteração aos motores e será produzido na Fábrica de Biocombustíveis em Aveiro.

Prio vai dar 10 mil euros a startups com soluções na área da sustentabilidade e transição energética

No total, serão até oito  autocarros movidos a zero diesel e que irão servir o Hub Criativo do Beato, já a partir do segundo semestre de 2021 Este hub pretende desenvolver novas tecnologias e serviços para promover a sustentabilidade e a transformação urbana do grande projeto da Startup Lisboa, localizado nas instalações industriais da antiga Manutenção Militar, na zona oriental de Lisboa.

Assim, de forma a promover a economia circular, vão ser instalados vários oleões avançados e simples na zona do Hub Criativo do Beato de forma a recolher a maior quantidade possível de óleos alimentares usados que irão ser transformados em biocombustível para abastecer os autocarros da carreira que irá servir a zona. As duas empresas esperam que com o Beato BioBus seja possível poupar-se mais de 400 mil litros de gasóleo e cerca de 1.118 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Prio consegue assegurar 800 postos de trabalho sem recorrer ao layoff

Para além dos objetivos estabelecidos com o concurso dos EEA Grants, a Prio e a CARRIS vão aproveitar as sinergias para estudar e monitorizar a performance dos veículos, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.

O Hub Criativo do Beato é o espaço que vai acolher um dos maiores polos de inovação e empreendedorismo da Europa, estando prevista a criação de três mil empregos e um investimento global de 50 milhões de euros. São 18 edifícios de reconhecido valor industrial e arquitetónico, que estão a ser reconvertidos para receber um conjunto de empresas nacionais e internacionais nas áreas da tecnologia, inovação e indústrias criativas, com o objetivo de posicionar Lisboa como uma cidade aberta, empreendedora e de referência mundial.

Recomendadas

Emissões de gases com efeito de estufa aumentaram 18% na União Europeia

Os responsáveis pela maior parte das emissões de gases com efeito de estufa foram a indústria e construção, o fornecimento de eletricidade e a agricultura (14%), divulga o Eurostat.

Projeto de 31 milhões de euros para proteção florestal vai beneficiar 15 mil hectares

O projeto terá em conta também a redução do risco de incêndio, com a diversificação e combinação de espécies, criação de faixas de gestão de combustível e vigilância regular.

Premium“Não podemos ter mil hectares intervencionados com um enclave”, afirma secretário de Estado das Florestas

Arrendamento forçado é apontado pelo secretário de Estado das Florestas como garantia de que “ínfima minoria” não condicione áreas que podem travar incêndios e garantir apoios a produtores até agora excluídos desses rendimentos.
Comentários