A Prio e a Carris vão juntar-se à Circular, DST Solar, Innovation Point, Mota-Engil Renewing, Praça, , Schréder, The Browers Company e Watt-IS para desenvolver o projeto Beato BioBus, um projeto que terá como objetivo promover a mobilidade sustentável na cidade de Lisboa, criando uma carreira movida a zero diesel.
De acordo com a nota divulgada, a Prio vai disponibilizar o combustível produzido inteiramente através de matérias-primas residuais, sendo “totalmente livre de petróleo” e que permite reduzir em 84% as emissões de gases com efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fósseis, não sendo necessário efetuar qualquer alteração aos motores e será produzido na Fábrica de Biocombustíveis em Aveiro.
https://jornaleconomico.pt/noticias/prio-vai-dar-10-mil-euros-a-startups-com-solucoes-na-area-da-sustentabilidade-e-transicao-energetica-731587
No total, serão até oito autocarros movidos a zero diesel e que irão servir o Hub Criativo do Beato, já a partir do segundo semestre de 2021 Este hub pretende desenvolver novas tecnologias e serviços para promover a sustentabilidade e a transformação urbana do grande projeto da Startup Lisboa, localizado nas instalações industriais da antiga Manutenção Militar, na zona oriental de Lisboa.
Assim, de forma a promover a economia circular, vão ser instalados vários oleões avançados e simples na zona do Hub Criativo do Beato de forma a recolher a maior quantidade possível de óleos alimentares usados que irão ser transformados em biocombustível para abastecer os autocarros da carreira que irá servir a zona. As duas empresas esperam que com o Beato BioBus seja possível poupar-se mais de 400 mil litros de gasóleo e cerca de 1.118 toneladas de emissões de CO2 por ano.
https://jornaleconomico.pt/noticias/prio-consegue-assegurar-800-postos-de-trabalho-sem-recorrer-ao-layoff-731529
Para além dos objetivos estabelecidos com o concurso dos EEA Grants, a Prio e a CARRIS vão aproveitar as sinergias para estudar e monitorizar a performance dos veículos, o que permitirá publicar um estudo de caso sobre o desempenho de autocarros com base em diferentes tipos de energia.
O Hub Criativo do Beato é o espaço que vai acolher um dos maiores polos de inovação e empreendedorismo da Europa, estando prevista a criação de três mil empregos e um investimento global de 50 milhões de euros. São 18 edifícios de reconhecido valor industrial e arquitetónico, que estão a ser reconvertidos para receber um conjunto de empresas nacionais e internacionais nas áreas da tecnologia, inovação e indústrias criativas, com o objetivo de posicionar Lisboa como uma cidade aberta, empreendedora e de referência mundial.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com