[weglot_switcher]

Procura por carros usados continua a superar a oferta em julho

Em julho de 2021 os combustíveis com maior taxa de procura foram o gasóleo e a gasolina. Ainda assim, verificou-se que, ao contrário da gasolina, a oferta de anúncios de carros a gasóleo revelou-se ligeiramente abaixo da procura.
11 Agosto 2021, 16h26

De acordo com a análise ‘Panorama Mensal do Mercado Automóvel’, elaborada pelo Standvirtual, continua a sentir-se uma escassez de oferta no mercado de usados, incluindo na tipologia de combustível mais procurada, o gasóleo. Também nos elétricos, híbrido, gasóleo e GPL a procura está acima da oferta existente no mercado.

Em julho de 2021 os combustíveis com maior taxa de procura foram o gasóleo (66%) e a gasolina (26%). Ainda assim, verificou-se que, ao contrário da gasolina, a oferta de anúncios de carros a gasóleo revelou-se ligeiramente abaixo da procura, marcando uma diferença de -2%. Relativamente ao segmento mais procurado, destacam-se as carrinhas (19%), os SUV (13%) e os citadinos (17%).

No que respeita à oferta e procura de carros por intervalo de preços, verifica-se que o grupo dos 10 mil e 25 mil euros registou novamente a maior percentagem de oferta, continuando a representar mais de metade dos anúncios do Standvirtual. Por outro lado, apesar de ser o grupo com maior percentagem de visualizações (39%), as visualizações estão abaixo da oferta de anúncios. O contrário acontece na maioria das restantes categorias de preços, nas quais há mais visualizações do que número de anúncios disponíveis.

Em relação às marcas, no intervalo de preços onde foi registada mais oferta e visualizações (10 mil a 25 mil euros) os modelos de carros mais vistos durante este mês foram  o Mercedes-Benz Classe C (0,25%), o Mercedes-Benz Classe CLA (0,24%) e o BMW Serie 1 (0,24%). Ainda assim, segundo o relatório verifica-se que a quantidade de visualizações de anúncios destas marcas/modelos ficou abaixo da quantidade de anúncios oferecida, o que não acontece em outros modelos ou categorias.

“A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se maioritariamente nos carros abaixo dos cinco mil euros, sobretudo nos modelos BMW Serie 3 (1999 e 2000); e nos carros acima de 40 mil euros, sobretudo o Porsche 911 e o Tesla Modelo 3”, refere o Standvirtual.

Por fim, o número de visualizações de anúncios por ano de matrícula, revela que os carros matriculados entre 2015 e 2017 continuam a ser os maios procurados, à semelhança do que aconteceu no mês de junho. Por outro lado, em julho, a procura por carros com ano de matrícula a partir de 2017 registou uma redução significativa relativamente ao mês anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.