[weglot_switcher]

Procura por montes, terrenos, quintas e casas rurais dispara depois do confinamento

Montes e casas rurais registaram um aumento na procura de 60% e 50%, respetivamente.
30 Setembro 2020, 17h54

A procura por montes, terrenos, quintas e casas rurais registou um aumento significativo durante o período pós confinamento, ou, entre o mês de janeiro e o mês de setembro de 2020.

As conclusões surgem num estudo conduzido pela plataforma online OLX, divulgado esta quinta-feira, que informa que o interesse por solos montanhosos revelou ser o de maior crescimento, cerca de 60%, tendo sido verificado um maior aumento em Lisboa (102%), Portalegre (95%) e Setúbal (94%). Do sentido da oferta, nomeadamente em termos de anúncios ativos, também se regista um crescimento de 10% entre abril e maio.

Os terrenos surgem a seguir, com um aumento na procura de 37% sendo que os distritos de Santarém, Setúbal e Viana do Castelo registaram o maior interesse, com subidas de 94%, 59% e 56%, respetivamente. Enquanto que o número de interessados sobe, o número de anúncios desce 27% em maio.

Quanto às quintas, o OLX aponta uma valorização na procura de 39%. As regiões do país que maior procura tiveram neste tipo de imóveis foram Beja, que cresce 121%, Lisboa, que sobe 98% e Viana do Castelo que aumenta 90%. O aumento da oferta foi mais tímida nesta subcategoria ao registar-se uma subida de 7% em anúncios ativos e 6% em novos anúncios de abril para maio.

Já as casas rurais acompanharam a tendência de crescimento, tendo aumentado mais de 50%. Os distritos em destaque depois do confinamento foram Viseu (178%), Coimbra (156%) e Aveiro (139%). Por sua vez, os anúncios online (ativos e novos) cresceram 9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.