Produção automóvel caiu 4,1% no primeiro mês de 2020

No mês de janeiro foram produzidos, em Portugal, 23.415 veículos ligeiros de passageiros, o que representou uma queda de 10,9% face ao período homologo do ano anterior.

A produção automóvel caiu 4,1% no primeiro mês de 2020. Em janeiro foram produzidos, em Portugal, 23.415 veículos ligeiros de passageiros, o que representou uma queda de 10,9% face ao período homologo do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) esta sexta-feira, 14 de fevereiro.

Nos veículos comerciais ligeiros registou-se um crescimento de 39,3% face ao mesmo mês de 2019, tendo sido produzidos 5.848 veículos. Em termos gerais, no mês de janeiro foram produzidos 29.652 veículos automóveis ligeiros e pesados.

Segundo o comunicado da ACAP, os dados de janeiro confirmam “a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”.

O continente europeu continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal (92,8%), com a França (18,5%), a Alemanha (18,0%), a Itália (15,3%), a Espanha (10,6%) e o Reino Unido (9,8%) como os países que mais veículos receberam. A ACAP sublinha ainda que no mês de janeiro nenhum veículo foi exportado para a China, uma resposta dada devido à rápida propagação do coronavírus.

Em relação à montagem de veículos automóveis em Portugal, os dados de janeiro indicam que foram montados 89 veículos pesados, o que representou um decréscimo de 78,5% face a igual mês de 2019. Destes 89 veículos pesados que foram montados em Portugal, 79 foram exportados, equivalendo a 88,8% dos veículos totais.

Relacionadas

Importação de carros usados subiu 260% desde 2010. 80% são a gasóleo

A ACAP tem vindo a alertar ao longo dos anos os impactos negativos a nível ambiental e da segurança da importação de veículos já matriculados noutros estados-membros da UE, por serem automóveis com mais anos de idade, e com motorizações mais antigas.

Recorde. Portugal nunca produziu tantos automóveis como em 2019

A indústria automóvel em Portugal produziu 346 mil automóveis no ano passado, mais 17% face a 2018.

Táxis a gasolina passam a poder deduzir IVA na compra de combustível

A ACAP aplaude a medida, mas defende que todas as empresas em Portugal deveriam poder deduzir o IVA na compra de gasolina e não somente as empresas de transportes públicos. Medida aprovada no Parlamento no âmbito do OE 2020 exclui veículos TVDE.

Porto de Setúbal bate recorde na movimentação de automóveis à boleia da Autoeuropa

Do porto sadino partiram 220 mil automóveis produzidos na Autoeuropa para o resto do mundo, 85% das unidades produzidas na fábrica portuguesa da Volkswagen em Palmela.

Máximo histórico. Produção da Autoeuropa disparou mais de 200% desde a chegada do T-Roc

A maior fábrica automóvel portuguesa voltou a bater um recorde de produção em 2019. A unidade da Volkswagen em Palmela volta a atingir um máximo pelo segundo ano consecutivo, produzindo em média mais de 700 unidades por dia.
Recomendadas

Haitong Bank antecipa pagamento a fornecedores portugueses e oferece viseiras

O banco de investimento decidiu pagar a pronto as faturas aos fornecedores em Portugal e oferecer material de proteção individual à maternidade Alfredo da Costa.

Produção industrial em Itália cai 2,4% em fevereiro

Em termos homólogos, a produção industrial subiu em bens de capital (1,4%) e baixou a de bens de consumo (3%), a de bens intermédios (2,3%) e a de energia (0,6%).

Mais de 10 mil pessoas protegidas pelo seguro Covid-19 da Tranquilidade/Generali

O produto destina-se a empresas que pretendem proteger os trabalhadores, sobretudo as que continuam em atividade nos seus edifícios e o risco de infeção é superior. Lançado há 10 dias, foi desenvolvido em parceria com a AdvanceCare e garante um subsídio diário de 100 euros por cada dia de hospitalização por esta doença.
Comentários