Produção automóvel em Portugal caiu 95,7% em abril

No mês em análise foram produzidos 1.238 unidades, sendo que pela primeira vez em Portugal não se produziram veículos comerciais ligeiros.

A produção automóvel registou uma quebra de 95,7% no mês de abril, altura em que foram produzidos, em Portugal, apenas 1.238 veículos automóveis ligeiros e pesados face ao período homólogo do ano anterior, de acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) esta quinta-feira, 14 de maio.

Pela primeira vez em Portugal não se produziram veículos comerciais ligeiros. Estes valores continuam a ser um reflexo do impacto que o coronavírus teve no setor. Em termos acumulados, no primeiro quadrimestre de 2020, registou-se um decréscimo de 36,3%  em comparação com o período homólogo, o que correspondeu a 78.442 unidades fabricadas em 2020.

Estes dados revelam a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que “contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, indica o comunicado.

A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional com 97,5%, com a Alemanha (19,6%), França (16,7%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e Reino Unido (9,9%) no topo do ranking.

Recomendadas

5G. Governo determina redução de 80% nas taxas de utilização das frequências em leilão

Está assim confirmada a promessa feita pelo Governo aquando da definição e anúncio da estratégia nacional para o 5G, em fevereiro. Executivo aplica ainda desconto de 10% para quem levar banda larga móvel às escolas públicas e à linha ferroviária do Norte.

Media Capital. ERC acena com possível suspensão dos direitos de voto dos novos acionistas

A empresa Pluris, de Mário Ferreira, comprou 30% da Media Capital à Vertix, da espanhola Prisa, e poderá ficar com os direitos de voto suspensos. Suspensão também se aplica aos outros acionistas qualificados.

Precisa de ajuda em casa? Há mais de 4 mil ‘taskers’ qualificados à distância de um clique

A empresa TaskRabbit, com sede nos Estados Unidos, lançou-se no mercado português, onde disponibiliza uma rede com prestadores de serviços que vão desde limpezas, entregas ou carregamento e montagem móveis.
Comentários