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Máximo histórico. Produção da Autoeuropa disparou mais de 200% desde a chegada do T-Roc

A maior fábrica automóvel portuguesa voltou a bater um recorde de produção em 2019. A unidade da Volkswagen em Palmela volta a atingir um máximo pelo segundo ano consecutivo, produzindo em média mais de 700 unidades por dia.
15 Janeiro 2020, 08h07

A Autoeuropa fechou o ano de 2019 com um novo recorde de produção. A maior fábrica automóvel em Portugal produziu um total de 256.878 unidades, segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) na terça-feira.

Este registo representa um aumento de 16,3% face a 2018, ano em que foi atingido outro recorde ao serem produzidos 223 mil unidades na fábrica portuguesa da Volkswagen, mais 106% face a 2017.

Entre o final de 2016 e o final de 2019, a produção da maior fábrica nacional disparou mais de 200%. O culpado para a subida dos números é o SUV T-Roc, que começou a ser produzido no verão de 2017 na fábrica de Palmela, distrito de Setúbal.

Portugal voltou a atingir um novo máximo de produção de automóveis em 2019, batendo o anterior recorde atingido em 2018. No ano passado foram produzidos 346 mil automóveis “made in Portugal”, mais 17,4% face a 2018, segundo os dados da ACAP.

A fábrica da marca alemã – onde são produzidos também o Volkswagen Sharan e a Seat Alhambra – pesou um total de 74,3% na produção nacional no ano passado, seguindo-se a PSA com 22,4%, e a Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, distrito de Santarém, a pesar 2,5% com 8.795 unidades (mais 6,8% face a 2018).

Além do recorde atingido pela Autoeuropa, a fábrica do grupo PSA em Mangualde também atingiu um máximo nos seus 55 anos de história. A unidade do distrito de Viseu produziu mais 23% no ano passado face a 2018, num total de 77.607 viaturas das marcas Peugeot, Citroen e Opel.

Por marcas, a Volkswagen pesou 69% na produção em Portugal em 2019 (subida de 16% para 233 mil unidades), na sua maioria T-Rocs. Segue-se a Citröen com um peso de 11,2%, a Peugeot com 9,5%, a Seat com 6,8%, a Fuso com 2,3% e a Toyota (Caetano Bus) com 0,7%.

A maioria dos automóveis exportados pela Autoeuropa destina-se ao mercado da União Europeia (93%), num ranking liderado pela Alemanha (28% das exportações totais), Itália (14,6%) e Reino Unido (11,2%).

Dentro da produção da marca Volkswagen, 90% dos automóveis da marca alemã “made in Portugal” seguem lá para fora.

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