A EDP Renováveis (EDPR) aumentou a produção de energia em 10% no primeiro trimestre deste ano, para 10,9 TWh, face ao período homólogo, segundo adiantou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Europa representou 29% da energia produzida, enquanto a América do Norte pesou 59%.
A empresa de energia verde justifica a subida com a maior capacidade instalada e com os recursos renováveis acima da média de longo prazo.
A EDP Renováveis refere ainda que “no seguimento do aumento da capacidade de solar nos últimos 12 meses, a produção de energia com recurso a esta tecnologia aumentou mais de 2,5x em termos homólogos, representando 16% da produção total da EDPR”.
“A produção eólica continua a ser a principal fonte de produção da EDPR, contribuindo com 82% da geração total”, segundo a EDPR.
“A produção de energia é líquida, não refletindo a atividade de gestão flexível da capacidade de armazenamento/ baterias, que aumentou 0,2 GW de capacidade face ao período homólogo”, refere a empresa.
Em termos de contribuições, a EDPR realça que “nos últimos 12 meses, as adições de capacidade brutas foram de 3,4 GW, com uma contribuição significativa da Europa e da América do Norte (83%), dos quais 72% de capacidade solar”. Adicionalmente, a
EDPR concluiu transações de rotação de capacidade eólica e solar dos quais 0,2 GW em Itália, em junho, e 0,2 GW na Polónia, em setembro.
Em 2025, a execução de transações de rotação de ativos será maioritariamente concentrada no segundo semestre do ano. Até março, a EDPR assinou duas transações de rotação de ativos, em Espanha e nos EUA, com fecho previsto para antes do Verão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com