Luís Filipe Lages estudou mais de 500 exportadores portugueses. A investigação que produziu entre 1996 e 2008 prova que os gestores definem a sua estratégia atual com base nos resultados de desempenho anteriores, ao contrário do que defende grande parte da investigação na área de gestão. Ou seja, o desempenho afeta a estratégia atual que, por sua vez, afeta o desempenho futuro.
Em 2008, Luís Filipe Lages publicou em conjunto com Sandy Jap, da Emory University, e David Griffith, da Michigan State University, um artigo no Journal of International Business Studies intitulado “The role of past performance in export ventures: a short-term reactive approach”. Com isso, ganhou o AMA Global Marketing SIG Research in Excellence Award, que reconhece “um artigo excecional” publicado numa revista mundialmente respeitada e que teve uma contribuição significativa para a literatura de marketing global nos últimos 10 anos (2008-2017).
Para o investigador, o prémio é particularmente especial, uma vez que a comunidade científica só aceitou esta ideia disruptiva agora, isto é 10 anos depois. “Este trabalho põe em causa trabalhos anteriores, os quais assumem que os gestores são proactivos e o desempenho é uma consequência da estratégia”, refere uma nota da Nova SBE. A ideia de olhar para a relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico está na origem da Value Creation Wheel (VCW), ferramenta criada pelo investigador.
As várias componentes da VCW têm sido lecionadas em múltiplas escolas de renome desde o MIT à City University de Hong Kong, recebendo cobertura dos principais meios de media internacionais, como Harvard Business Publishing, Time e Wall Street Journal.
O prémio será entregue no decorrer da conferência da American Marketing Association que se realiza em agosto, na cidade norte-americana de Boston.
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