Professora do Técnico preside à Agência Nacional de Inovação

Joana Mendonça, professora Associada de Gestão da Inovação do Instituto Superior Técnico, foi nomeada esta terça-feira, 23 de março, presidente do Conselho de Administração da ANI, tornando-se a primeira mulher a presidir à instituição.

Joana Mendonça, doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico, onde é professora associada de Gestão da Inovação, é a nova presidente do Conselho de Administração da ANI – Agência Nacional de Inovação. No conselho terão também assento Eduardo Bacelar, do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho e responsável durante os últimos anos pela colaboração entre a Universidade do Minho e a Bosch Car multimédia, e João Borga, diretor executivo da Startup Portugal.

A nomeação dos novos órgãos sociais da ANI para triénio de 2021-2023 decorreu esta terça-feira, 23 de março, durante a Assembleia Geral da Agência. Nuno Mangas, atual presidente do COMPETE, antigo presidente do Politécnico de Leiria e antigo Presidente do IAPMEI, será o novo presidente da Assembleia Geral da ANI. Paulo Ferrão, do IST e antigo presidente da FCT assumirá os cargos de vice-presidente e secretário. Os novos órgãos iniciarão funções até início de maio.

A ANI tem como objetivo estimular e promover a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais.

A nova liderança tem como missão prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030, nomeadamente potenciando o estímulo do investimento privado em investigação e desenvolvimento (I&D), a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

Recomendadas

Escolas de negócios respondem à pandemia com novos programas

Inovação & Empreendedorismo, International Business e Branding Territorial são exemplos de temáticas que em 2021 chegam ao mercado.

Equipa do equipa do INESC TEC vence grande prémio de inovação da Casa da Moeda

O projeto Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa assegura um dos direitos fundamentais dos cidadãos: o registo de identidade. “É exatamente aquilo que procuramos distinguir e implementar”, afirmou Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, na entrega do prémio.

Alunos de MBA da Porto Business School vencem competição global

Solução de aquicultura para peixes alimentados com insetos criada por uma equipa do The International MBA da Porto Business School destaca-se em competição mundial com 85 equipas participantes.
Comentários