[weglot_switcher]

Profissionais da tecnologia revelam otimismo perante novas oportunidades de emprego em 2021

A maioria destes técnicos sente-se motivada por projetos desafiantes e interessantes, excelente remuneração e benefícios, e trabalho flexível. Quanto aos estilos de trabalho preferenciais para estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de horário flexível, melhor uso de tecnologias, apps e ferramentas, e trabalho 100% remoto.
14 Janeiro 2021, 13h30

Os profissionais das Tecnologias da Informação (TI) revelaram otimismo num questionário conduzido pela ‘Robert Walters’, cujo objetivo foi perceber como é que estes trabalhadores encaram o futuro a nível profissional. A grade maioria (88%) está confiante relativamente a oportunidades de emprego no seu sector, com 40% dos profissionais a admitirem que esperam ser aumentados em 2021.

A ‘Robert Walters’ – consultora de recrutamento especializado para postos intermédios e diretivos a nível global, acaba de lançar uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021. A plataforma digital inclui informação salarial para centenas de funções em 31 países.

Segundo a investigação, apenas 23% dos profissionais que trabalham em TI são mulheres. Existe uma enorme escassez de talento tecnológico para uma procura muito elevada, principalmente em Lisboa e no Porto. 59% dos profissionais de TI procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021.

Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de TI destacaram, na sua maioria, projetos desafiantes e interessantes, excelente remuneração e benefícios, e trabalho flexível. Quanto aos estilos de trabalho preferenciais para estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de horário flexível, melhor uso de tecnologias, apps e ferramentas, e trabalho 100% remoto.

Em relação aos salários, a ‘Robert Walters’ prevê que um aumento geral nos salários de TI de aproximadamente 10%, devido à elevada procura e à escassez de talento em tecnologia. O aumento salarial não será tão alto em comparação com os anos anteriores devido à pandemia – em 2020, houve aumentos salariais de até 25% em algumas funções.

Pandemia acelerou a digitalização das empresas

A Covid-19 acelerou em muitos anos a digitalização das empresas, pelo que diversas funções de TI tiveram uma grande procura subitamente para responder às necessidades das organizações de implementar uma força de trabalho totalmente remota, e para garantir que os sistemas corporativos estavam seguros neste novo ambiente. Como resultado, algumas das funções mais procuradas foram aquelas relacionadas com segurança, infraestrutura, administração e transformação digital.

Em contraste, a transformação digital em empresas de tecnologia já tinha começado antes da pandemia, com trabalho remoto, horários flexíveis e políticas de bem-estar como benefícios típicos. Assim, a pandemia global não foi um elemento muito disruptivo para os negócios de TI e dgital. Por um lado, alguns setores tecnológicos tiveram um crescimento exponencial durante a pandemia, como foi o caso do entretenimento online, entrega de comida, jogos e apostas (especialmente mobile), aplicações de videoconferência, marketplace e e-commerce. Por outro lado, algumas das maiores empresas nos sectores de turismo, mobilidade ou aviação foram profundamente impactadas pelo confinamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.