[weglot_switcher]

Programa Regional Algarve 2030 tem 15,6 milhões para investimentos em ciclovias

Atualmente, 47% da rota total de 358 km prevista para a região do Algarve já está concretizada, somando 167 km.
27 Março 2025, 15h42

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 financiou a construção das três Ciclovias Regionais do Algarve, com um investimento total aproximado de 6 milhões de euros, dos quais 4,4 milhões são provenientes do FEDER.

As ciclovias em questão são a Ecovia/Ciclovia do Litoral Sul, a Ecovia/Ciclovia da Costa Vicentina e a Ecovia/Ciclovia da Rota do Guadiana, que se estendem entre Odeceixe e Sagres, Sagres e Vila Real de Santo António, e esta última até Alcoutim.

Estas ciclovias fazem parte de uma rede internacional e visam integrar os principais centros urbanos da região, facilitando deslocações diárias para trabalho, escola, comércio e lazer. A Ecovia do Litoral do Sul e a Ecovia da Costa Vicentina fazem parte da Rede Europeia de Ciclovias EuroVelo, que promove o cicloturismo e oferece uma alternativa viável para a mobilidade local.

Atualmente, 47% da rota total de 358 km prevista para a região do Algarve já está concretizada, somando 167 km.

A expectativa é que a construção do restante seja concluída durante a vigência do Programa Regional ALGARVE 2030, contribuindo assim para uma maior acessibilidade e promoção de um estilo de vida sustentável na região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.