[weglot_switcher]

Projeções de crescimento do BCE mantêm-se se aumento de restrições só durar até ao final de março

A presidente do Banco Central Europeu considera que as projeções de crescimento económico divulgadas em dezembro “ainda são claramente plausíveis”. Seria apenas “uma preocupação” se as restrições que estão a ser implementadas em vários países da zona euro se mantivessem no seguindo trimestre.
  • Forum BCE 2020 — Christine Lagarde
    BCE
13 Janeiro 2021, 10h06

O Banco Central Europeu (BCE) mantém as projeções de crescimento da economia da zona euro, apesar das medidas de restrição no combate à pandemia, aplicadas em vários países, desde que essas medidas sejam levantadas até ao final de março.

Numa entrevista na conferência da Reuters Next, citada esta quarta-feira pela agência noticiosa, Christine Lagarde disse achar que “as nossas últimas projeções em dezembro ainda são claramente plausíveis”.

A presidente do banco central explicou que as projeções assentam na perspetiva de medidas de restrição até ao final do primeiro trimestre, acrescentando que se as restrições se mantivessem no segundo trimestre aí sim seria “uma preocupação”.

Em dezembro, o BCE atualizou as projeções de crescimento do PIB da zona euro para 3,9% este ano, no cenário base. Em 2022, a economia deverá expandir 4,2%. “Comparando com as projeções macroeconómicas do staff do BCE, o outlook para a atividade económica foi revisto em baixa no curto prazo, mas deverá recuperar para os níveis projetados no cenário-base de setembro no médio prazo”, adiantou na altura Christine Lagarde.

No cenário moderado do banco central, a atividade económica deverá retomar de forma menos acelerada, estimando uma recuperação de 6%, face aos 8,9% das projeções anteriores. E, no cenário severo, o BCE antecipa uma ligeira recuperação de 0,4%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.