O projeto “Rolha a Rolha Semeie a Recolha” continua a promover a reciclagem de rolhas de cortiça em Portugal, com resultados significativos após três anos de implementação.
Até agora, mais de 687 estabelecimentos, incluindo restaurantes, hotéis, cafés e padarias, localizados nos municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, aderiram à iniciativa.
Em 2024, esses estabelecimentos contribuíram com 1.766,5 kg de rolhas de cortiça para reciclagem, totalizando 346.500 rolhas recolhidas. Esta ação evitou a emissão de 421,76 kg de CO2 equivalente, o que representa cerca de 70% das emissões anuais de eletricidade consumidas por uma família em Portugal.
Como resultado deste esforço coletivo, os municípios envolvidos planejam a plantação de aproximadamente 7.066 árvores, que gerarão 70 toneladas de oxigénio e serão capazes de capturar 26 toneladas de carbono. Isso permitirá que 75.924 pessoas respirem ar de qualidade durante um dia inteiro, além de corresponder ao arrefecimento de cinco aparelhos de ar condicionado durante 26 anos.
As rolhas de cortiça recolhidas são transformadas em diversos produtos, como revestimentos, isolamentos, memoboards, caiaques de alta competição, raquetes de badminton, bolas de ténis e críquete, componentes para automóveis e aviões, bem como peças de design e moda.
Esta iniciativa é promovida pela Quercus, Lipor e seus municípios associados, em parceria com a BA Glass, Corticeira Amorim e Extruplás, no âmbito do projeto Green Cork, criado em 2008 pela Quercus em colaboração com a Corticeira Amorim e o Continente. O objetivo é incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, plantando uma árvore autóctone para cada 50 rolhas recolhidas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com