No final de março realizou-se a conferência MedBAN Eurocluster for the Blue Economy, que reuniu as principais partes interessadas de vários setores para discutir o futuro da ‘economia azul’ na União Europeia.
Durante a conferência final do projeto MedBAN, que promove a rede mediterrânica de agentes desta área económica, o centro do debate foi a importância das pequenas e médias empresas (PME) na promoção do desenvolvimento sustentável e da inovação na economia azul.
Na conferência foram destacados resultados significativos das iniciativas de apoio financeiro do MedBAN, que serviram para contribuir para reforçar a economia azul a nível europeu. Este projeto concedeu financiamento a 49 PME de Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Croácia, Roménia e Grécia, com um total de 1,05 milhões de euros.
A primeira fase dos concursos, dedica à inovação, formação e transformação da transição Twin (ITTT), recebeu 71 candidaturas, tendo premiado 34 propostas, e a segunda chamada, dedicada à internacionalização, contou com 41 candidaturas, 23 premiadas.
O evento de Lisboa explorou igualmente as futuras oportunidades de colaboração entre os intervenientes da economia azul, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da UE e abrindo caminho a futuras iniciativas de financiamento bem- sucedidas.
Lorella Ciuti, coordenadora do projeto Fórum Oceano, afirmou que “nenhum grande sucesso se atinge sozinho. No coração da MedBAN está uma poderosa aliança de clusters europeus bem-sucedidos — este é o motor que impulsiona o nosso sucesso. Cada parceiro e cada cluster contribuiu para a rede com competências e capacidades competitivas únicas para promover a cooperação e adotar uma abordagem abrangente e impactante que reforce a economia azul marítima”.
“A nossa missão é clara: capacitar as PME para se tornarem mais eficazes, competitivas e ecológicas, promovendo simultaneamente soluções amigas do ambiente e a aplicação de tecnologias avançadas”, referiu a coordenadora.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com