Foi apresentado esta quinta-feira o projeto ‘Património Cultural 360’, com um valor total de 11.777.250,00 euros, que pretende disponibilizar, de forma gratuita e universal, o património cultural português em formato digital.
Assim o projeto vai disponibilizar, até dezembro deste ano, 12 filmes documentários online, 65 visitas virtuais e a digitalização 2D e 3D de 59.500 bens culturais móveis afetos a 65 museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos nacionais.
A iniciativa já envolve mais de 50 especialistas das áreas de informática, conservação e restauro, fotografia, modelação e design gráfico, contando com a colaboração de investigadores de ciências sociais e humanas e especialistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, para além do envolvimento de todas as equipas dos museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos nacionais abrangidos pelo projeto.
O projeto é financiado pela medida “C04-i01-m02 – Digitalização de Artes e Património” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visa contribuir para modernizar a infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos em Portugal e promover a sua transição digital.
Atualmente já existem mais de 20 mil digitalizações produzidas, sendo possível acompanhar o processo em curso através do site do Património Cultural 360 Making Of.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com