A Provenir, empresa dedicada a ajudar entidades financeiras a tomar decisões de risco inteligentes, anunciou o lançamento da sua nova Plataforma Provenir, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para otimizar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento dos negócios.
Esta plataforma aproveita o poder da IA para gerenciar riscos relacionados com crédito, detectar fraudes e garantir o cumprimento da legislação vigente. Com isso, as entidades financeiras podem tomar decisões rápidas e precisas em tempo real, assegurando uma gestão eficiente e eficaz dos clientes, sustenta a empresa em comunicado.
Um estudo recente da Provenir revelou que 49% dos responsáveis pela gestão de risco consideram a gestão dos riscos de crédito como o principal desafio na tomada de decisões. Além disso, 48% expressaram preocupações significativas nas fases de detecção e prevenção de fraudes.
Segundo o documento, a Plataforma Provenir oferece soluções que otimizam a fidelização dos clientes ao longo de todo o seu ciclo de vida comercial. Algumas empresas que utilizam a plataforma conseguiram automatizar até 95% das suas decisões, reduzir custos operacionais em 57%, aumentar por 60 vezes a eficiência na tomada de decisões e melhorar em 14 vezes as suas capacidades.
Manel Regueiro, diretor-geral da Provenir Iberia (Espanha e Portugal), destaca que “com a integração de dados em tempo real, uma entidade pode identificar oportunidades para oferecer produtos financeiros personalizados no momento certo, aumentando a satisfação e a fidelização do cliente. A Provenir permite maximizar o valor de cada interação, promovendo relações duradouras e rentáveis”.
De acordo com a empresa, além de facilitar o processo de onboarding, a Plataforma Provenir automatiza tarefas essenciais como verificação de identidade, análise de crédito e aprovação de pedidos, acelerando o processo e reduzindo erros. Isso melhora a experiência do cliente e permite que as empresas se concentrem em atividades estratégicas.
Os benefícios da plataforma vão além do onboarding, sublinha a Provenir. De acordo com um estudo da Inciper, entre 40% e 70% do crescimento das entidades financeiras provém de clientes existentes, tornando crucial o investimento na fidelização e valorização ao longo de todo o ciclo de vida. Isso implica tomar decisões de risco inteligentes que maximizem o valor de cada cliente, garantindo segurança e eficiência operacional.
A Provenir refere ainda que uma das principais funcionalidades da plataforma é a capacidade de integrar, em tempo real, dados globais de identidade, fraude e crédito (incluindo open banking), utilizando múltiplas bases de dados internacionais. Esta abordagem permite que as empresas identifiquem riscos potenciais de forma mais rápida e precisa, melhorem a qualidade dos perfis de clientes e tomem decisões de crédito mais seguras e fiáveis, não apenas no momento do onboarding, mas ao longo de todo o ciclo de vida dos clientes.
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