[weglot_switcher]

Provisões de 115,5 milhões de euros na Polónia voltam a arrastar Millennium Bank para prejuízos

O BCP anunciou que voltará a reportar prejuízos no terceiro trimestre devido às provisões para créditos hipotecários denominados em moeda estrangeira (francos suíços) registadas pelo Bank Millennium na Polónia, que é subsidiária do banco português detida a 50,1%. São provisões para riscos de litigância.
6 Outubro 2021, 19h11

O Banco Comercial Português anunciou que voltará a reportar prejuízos no terceiro trimestre devido às provisões para créditos hipotecários denominados em moeda estrangeira (francos suíços) registadas pelo Bank Millennium na Polónia, que é subsidiária do banco português detida a 50,1%.

O conselho de administração do Bank Millennium informa o mercado que tomou a decisão de criar, nas suas contas do terceiro trimestre de 2021, 451,8 milhões de zlotys (99,15 milhões de euros) de provisões para riscos jurídicos relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo banco.

Também serão constituídas provisões adicionais de 74,3 milhões de zlotys (16,3 milhões de euros) contra o risco legal relacionado com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, mas sem impacto no bottom line. Isto porque o risco de litigância dos créditos em moeda estrangeira no Euro Bank ficaram com o vendedor Société Générale.

“As provisões refletem as contínuas tendências negativas em decisões judiciais, a entrada de novos processos judiciais e as mudanças resultantes na metodologia de avaliação de risco legal do banco”, diz o BCP.

O BCP diz que “em resultado deste nível de provisões, apesar do sólido desempenho operacional, o Banco espera um resultado líquido negativo no terceiro trimestre de 2021″, sendo que  haverá mais informações sobre o risco legal e resultados financeiros do terceiro trimestre de 2021 no relatório periódico agendado para 26 de outubro de 2021”, diz o BCP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.