[weglot_switcher]

PRR acelera modernização dos equipamentos nos hospitais do SNS

A modernização tecnológica visa combater a desigualdade no acesso à saúde e permite atrair profissionais de saúde em hospitais regionais.
médicos
2 – Médicos de família e de clínica geral
1 Julho 2025, 11h28

O financiamento do PRR está a impulsionar a aquisição de equipamentos diferenciados com um nível tecnológico superior aos equipamentos existentes em vários hospitais públicos do país pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) – é o caso de Lisboa, Porto Coimbra, Leiria, Setúbal, Santarém, Gaia, Viseu e Almada. Maior equidade no acesso à saúde, menores tempos de espera, melhor qualidade de diagnóstico e criação de oferta de serviços inexistentes em hospitais públicos são alguns dos benefícios desta modernização.

Até ao momento, foram realizadas mais de uma dezena de adjudicações à GE HealthCare (empresa líder mundial e tecnologia médica), no âmbito do PRR, para a modernização de equipamentos pesados de diagnóstico por imagem, nomeadamente Ressonâncias Magnéticas (RM), Tomografias Computorizadas (TAC), Angiógrafos e Camaras Gama (CG).

“Este investimento surge num contexto em que, nos últimos anos, o investimento em tecnologia para o SNS tinha sido limitado, especialmente desde a crise que se iniciou em 2011. Entretanto, a inovação tecnológica no setor de equipamentos médicos, impulsionada pelo esforço de investigação e desenvolvimento das empresas, trouxe novas funcionalidades e capacidades tecnológicas. Este investimento permite-nos recuperar o atraso tecnológico, face a outros países europeus, no diagnóstico por imagem”, afirma Rui Costa, Diretor-Geral da GE HealthCare Portugal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.