[weglot_switcher]

PRR: Investimento de 1,2 mil milhões na reestruturação do parque de habitação social

O objetivo passa por relançar a política de habitação social tanto em Portugal continental, como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, reforçando o parque habitacional público dando resposta a situações claras de precariedade habitacional.
Cristina Bernardo
15 Outubro 2020, 15h25

O Governo pretende investir 1,2 mil milhões de euros para reestruturar o parque de habitação social. Esta é uma das medidas que fazem parte do programa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) divulgado esta quinta-feira, 15 de outubro.

No documento, o Executivo explica que este investimento se deve ao facto de que em Portugal, o parque habitacional público representa apenas 2% da oferta global de habitação, destinando-se exclusivamente a satisfazer públicos mais vulneráveis.

O objetivo passa por relançar a política de habitação social tanto em Portugal continental, como nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, reforçando o parque habitacional público dando resposta a situações claras de precariedade habitacional.

Para tal, o Executivo pretende fazer um investimento de 136 milhões de euros no reforço da oferta de habitação na Região Autónoma da Madeira e 60 milhões de euros para aumentar as condições do parque habitacional na Região Autónoma dos Açores.

Além disso, o Governo vai também investir 186 milhões de euros numa bolsa nacional de alojamento urgente e temporário, por forma a poder ajudar imigrantes, refugiados e pessoas cujo o rendimento foi reduzido ficando em situações de carência habitacional grave.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.