[weglot_switcher]

“Prudência” é a palavra favorita do novo CEO da Galp para “um ano duro”

Na primeira teleconferência com os analistas, Andrew Brown disse que a Galp não quer ser avaliada apenas pelo dividendo, mas concedeu que os investidores precisam de ‘clareza’ sobre o assunto e por isso a empresa vai organizar um ‘Capital Markets Day’ em maio.
22 Fevereiro 2021, 15h23

A Galp adoptou uma atitude de prudência em várias frentes, incluindo na remuneneração acionista, e apesar de não querer ser avaliada apenas pela distribuição de dividendos acredita que esta é uma área na qual os investidores precisam de “clareza”, disse esta segunda-feira o novo CEO, Andrew Brown. Para esse efeito, a Galp vai realizar um Capital Markets Day em maio deste ano.

Na primeira teleconferência com os analistas, Brown sublinhou que a empresa projeta investimento ‘capex’, líquido de alienações, de entre 500 milhões e 700 milhões de euros para este ano.

“Dado que vamos ser prudentes no ‘capex’, temos de o ser na remuneração dos acionistas”, disse, reiterando que em relação ao exercício de 2020 o board vai propôr um dividendo de 0,35% por ação.

“Este é um corte de 50% do nosso dividendo pré-Covid de 0,70 euros por ação, mas reflete a desaceleração económica que experimentamos e reflete alguma prudência no futuro para mantermos o nosso balanço”, sublinhou. Apesar da recuperação de 2020 a 2021, vai ser um ano duro, principalmente nos negócios do midstream e downstream, onde a empresa vê sinais reais de recuperação ainda.

Brown explicou que embora os preços do petróleo tenham subido para 60 dólares ou mais, a Galp não tomou isso como base para o planeamento, usando o patamar de 50 dólares por barril para o guidance.

“Somos uma empresa que tem um crescimento diferenciado, uma empresa que não quer ser avaliada apenas pela distribuição de dividendos, queremos combinar crescimento e retorno para os acionistas”, vincou o CEO.

“Respeito que precisamos criar alguma clareza em torno disso e, portanto, teremos um Capital Markets Day em maio, quando poderei descrever o que tenho feito nos meus primeiros cem dias no cargo”, adiantou.

Segundo Brown, a empresa irá apresentar nesse evento uma política de dividendos, para ser mais clara e dar mais certezas aos acionistas sobre a remuneração.

Para 2021, a Galp espera aumentar o dividendo para 0,50 euros por ação.

Questionado sobre se a empresa poderá considerar pagar parte desse dividendo, de forma intercalar ainda este ano, o CEO reagiu com cautela. “Teremos de ver como o mercado desenvolve. Estamos em confinamento geral em Portugal, um dos nossos mercados chave, portanto o que acontecce com a Covid-19 e como está a nossa confiança, e espero poder declarar o pagamento desse dividendo intercalar”.

[Atualizada às 15h47]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.