PremiumPS no rumo da maioria absoluta e Chega já está à frente da CDU

Crise da Covid-19 reforça partido no poder, alargando para 14 pontos o fosso que o separa do PSD. Bloco e PAN mantêm-se e CDS-PP quase desaparece.

OPS emerge do desconfinamento em curso, na sequência do impacto da pandemia de Covid-19, com 39,9% nas intenções de voto reveladas pelo barómetro político de junho, realizado pela Aximage para o JornalcEconónico entre os dias 5 e 8. Tal resultado representa uma subida de 4,8 pontos percentuais comparando com a sondagem anterior, feita em fevereiro, e de 3,2 pontos em relação às legislativas de 2019, que deixaram os socialistas a oito mandatos da maioria absoluta, com 36,34% dos votos.

A possibilidade da repetição de uma maioria absoluta socialista, até hoje conseguida uma única vez, em 2005, quando José Sócrates levou o partido a 45,03%, elegendo 121 dos 230 deputados, decorre da avaliação muito positiva que os eleitores fazem do trabalho do primeiro-ministro António Costa, mas também da dispersão de votos, na medida em que o método de Hondt favorece o partido mais votado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Aeroporto de Beja “tem de ser aproveitado e valorizado”, garante ministra

Ana Abrunhosa falou ainda à “Antena 1” e “Negócios nos descontos nas ex-SCUT do interior do país, descartando avançar com uma data para avançarem, depois de ter dito no parlamento que medida entraria em vigor no terceiro trimestre. “Está a ser finalizada e oportunamente será comunicada”, diz.

Itália revê em alta projeções macroeconómicas e antecipa queda de 9% do PIB em 2020

O mesmo acontece em relação ao aumento da dívida pública para números entre os 158 e 159% do Produto Interno Bruto, depois de ter sido antecipado um cenário de 155,7% no início do segundo trimestre deste ano, por parte do governo transalpino.

Indústrias conserveiras ibéricas unem esforços para defender setor a nível europeu

A ANICP e a Anfaco-CEcopesca defendem que os acordos de comércio livre bilateriais da Europa com países terceiros, devem ter em consideração, não apenas a especificidade da indústria e a sua importância para as comunidades locais, como a concorrência desleal feita alguns destes países.
Comentários