PS: “Todos devem contribuir para que imunização ocorra em todo o país”

José Luís Carneiro afirmou esta terça-feira, após a reunião do Infarmed, onde esteve presente, que a “campanha de vacinação está a conseguir alcançar os seus resultados porque tem permitido diminuir a incidência”.

José Luís Carneiro no Infarmed
FOTO: Presidência da República

O Partido Socialista admitiu que a vacinação é um direito de todos os portugueses e que “todos devem contribuir para que o nível de imunização ocorra em todo o país e em todas as gerações”.

“A vacinação é um direito de todos mas também é um dever de todos”, sustentou o deputado socialista. “Todos devem contribuir para que o nível de imunização ocorra em todo o país e em todas as gerações, porque só assim é que garantimos uma resposta adequada à imunização dos portugueses e portuguesas”.

José Luís Carneiro afirmou esta terça-feira, após a reunião do Infarmed, onde esteve presente, que a “campanha de vacinação está a conseguir alcançar os seus resultados porque tem permitido diminuir a incidência que, ao mesmo tempo, tem conseguido diminuir o risco de transmissão”, que atualmente se situa em 1,04 a nível nacional.

O deputado referiu ainda os dados proferidos pelos especialistas ouvidos no Infarmed, afirmando que “à medida que a campanha de vacinação avança é verificada uma diminuição das hospitalizações e dos óbitos”.

Assim, e após a reunião, José Luís Carneiro notou que é importante “aliviar algumas medidas restritivas, embora com elevado nível de responsabilidade”. O socialista notou a importância dos cuidados individuais, nomeadamente o uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social, ações que “continuam a ser obrigação de todos”.

Relacionadas

Chega quer que vacinação e certificados digitais sejam “recomendação e não uma obrigação”

Segundo o líder do Chega a obrigatoriedade dos certificados é considerada “inconstitucional”.

Público na Supertaça? “É uma hipótese em cima da mesa”, diz Marta Temido (com áudio)

A Ministra da Saúde revelou que a possibilidade do jogo do próximo sábado se enquadra na lista de eventos ao ar livre e com lugar marcado, o que corresponde aos parâmetros recomendados pelos especialistas na reunião desta terça-feira no Infarmed.

Marcelo já está de olhos postos no inverno: “Pode ser importante vacinar as crianças” (com áudio)

“As vacinas produzem efeito e em todas as idades, isto e importante para os portugueses que acreditam na vacinação e para a minoria que ainda tem dúvidas sobre a vacinação”, disse hoje o Presidente da República.

Vacinação dos adolescentes arranca a 14 de agosto (com áudio)

A informação foi dada pelo vice-almirante Gouveia e Melo durante a reunião no Infarmed. “Esta é uma faixa que corresponde a 1,5 milhões de pessoas”, realçou.

Vacinas mRNA com efetividade de até 78% na população com mais de 65 anos

De acordo com a especialista do INSA, verificou-se uma redução de 85% no número de hospitalizações na população com mais de 80 anos após a administração das vacinas contra a Covid-19.
Graça Freitas no Infarmed

Especialistas defendem alteração na matriz de risco

Andreia Leite, da Escola Nacional de Saúde Pública, atráves de um estudo realizado pelo estabelecimento de ensino defende limiar da incidência de 480 casos por 100 mil habitantes e um limite de 255 camas nas unidades de cuidados intensivos.

Lisboa e Vale do Tejo, Algarve, Açores e Madeira com maior incidência na quarta vaga

A análise do INSA revela que se observaram dois “distintos padrões” ao longo da quarta vaga pandémica, onde primeiramente se verificou um crescimento mais precoce e posteriormente uma inversão da onda pandémica e com redução do número de casos.
Sessão do Infarmed COvid-19

Variante Delta corresponde a 98,6% dos casos em Portugal (com áudio)

Médico do Instituto Nacional Ricardo Jorge adiantou que não há muito mais para descobrir deste vírus no que diz respeito a novas mutações, mas há novas combinações de mutações. “A vacina tem sido eficaz com todas as mutações”, referiu.
Sessão COvid-19 no Infarmed

Algarve e Lisboa e Vale do Tejo em fase de diminuição da incidência, diz DGS

A informação foi avançada por André Peralta Santos na reunião no Infarmed que decorre esta terça-feira. Responsável adiantou contudo, que esta tendência nas duas regiões tem de ser confirmada com a evolução da situação epidemiológica nesta semana.

Qual a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal? Acompanhe em direto a reunião do Infarmed

Acompanhe em direto a reunião do Infarmed sobre a situação epidemiológica em Portugal.
Recomendadas

Estados Unidos vão enviar mais 500 milhões de doses de vacinas da Pfizer para países desfavorecidos

O negócio amplia um acordo anterior de 500 milhões de doses que as empresas fizeram com os EUA em junho e eleva o número total de doses para mil milhões.

Peritos apostam na vacinação, testagem, medidas sanitárias e gestão de risco

A testagem foi igualmente defendida pela especialista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Neste aspeto, sobressaiu a defesa de um ajuste nas estratégias de testagem, através da “identificação de populações de maior risco e promoção dos testes gratuitos” em locais validados e incluindo grupos vacinados.

Ministro brasileiro obrigado a fazer quarentena nos Estados Unidos

Marcelo Queiroga, responsável pela pasta da Saúde no Brasil, esteve em contacto com pelo menos 30 pessoas no debate na ONU e testou positivo para a Covid-19, apesar de, ao contrário de Jair Bolsonaro, não estar vacinado.
Comentários