PSA compra Opel e torna-se segundo maior grupo automóvel na Europa

A GM vende a marca que detinha há quase 90 anos por 2.200 milhões de euros.

O grupo francês PSA vai comprar a Opel à fabricante norte-americana General Motors (GM) por 2.200 milhões de euros, segundo anunciaram esta segunda-feira as duas empresas. O PSA era já detentor das marcas Peugeot e Citroën e a transação vai resultar no estabelecimento do segundo maior grupo automóvel na Europa com uma quota de mercado de 16%.

A compra, que se concretiza através do banco BNP Paribas, abrange a atividade produtiva da Opel na Alemanha e a marca Vauxhall no Reino Unido. A GM detinha a Opel há quase 90 anos, mas a aquisição poderá ter sido motivada pelas perdas de nove mil milhões de dólares que a marca registou desde 2009. O plano da PSA para contrariar a tendência prende-se com reduções nos custos de produção e laborais.

“O nosso plano é construir um futuro comum para a Opel e para a Vauxhall, e resolver os problemas existentes”, disse o CEO da PSA, Carlos Tavares, citado pela Bloomberg. “Estamos confiantes que o turnaround da Opel/Vauxhall vai acelerar significativamente com o nosso apoio, respeitando os compromissos feitos pela GM com os funcionários da Opel/Vauxhall. Dá-nos a oportunidade de nos tornarmos um verdadeiro campeão europeu”.

O grupo fica, assim, apenas atrás da Volkswagen AG, que detém 24% da quota de mercado, na Europa, e ultrapassa a Renault SA. A PSA espera que a junção dos dois fabricantes automóveis resulte numa redução de 1,7 mil milhões de euros, bem como numa margem de lucro de 6% até 2026.

Recomendadas

PremiumOrçamento ignora mercados de capitais, alertam empresas e investidores

Governo prometeu pôr poupanças dos portugueses ao serviço da economia nacional, mas acabou por não incluir nenhuma medida de apoio ao mercado de capitais na proposta entregue ao Parlamento.

PremiumRoger Tamraz desiste do EuroBic se não ficar maioritário

Acordo com Isabel dos Santos pode cair se investidor libanês não chegar a acordo com outros acionistas do EuroBic.

PremiumIsabel dos Santos contrata Marco António Costa

Ex-secretário de Estado é o advogado que representa a empresária angolana no processo de venda da sua posição no EuroBic a empresário libanês. Advogado tem mantido contactos com o supervisor.
Comentários