PSD empurra discussão sobre presidenciais e diz que Marcelo Rebelo de Sousa ainda “ainda não se disponibilizou totalmente”

O presidente do PSD, Rui Rio, diz que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “ainda não se disponibilizou totalmente” para uma recandidatura e que “o PSD ainda não abordou a questão das presidenciais”.

JOSE COELHO/LUSA

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta sexta-feira que o partido vai tomar “a seu tempo” uma posição sobre as presidenciais do próximo ano. Rui Rio diz que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “ainda não se disponibilizou totalmente” para uma recandidatura e que “o PSD ainda não abordou a questão das presidenciais”.

“O PSD ainda não abordou a questão das presidenciais. No caso concreto, e agora não do Presidente da República, mas o senhor professor Marcelo Rebelo de Sousa publicamente também ainda não se disponibilizou totalmente para a candidatura. Portanto, a seu tempo o PSD obviamente vai abordar e vai ter uma posição relativamente às presidenciais”, afirmou Rui Rio aos jornalistas, antes de almoço com Marcelo Rebelo de Sousa, no concelho de Ovar.

Questionado sobre um eventual apoio à recandidatura do atual chefe de Estado, o líder social-democrata limitou-se a dizer que “uma das coisas que a vida nos ensina é a gestão do tempo”. “E uma coisa com que eu tenho sempre muito cuidado é na gestão do tempo”, frisou.

Apesar de Marcelo Rebelo de Sousa ainda não se ter pronunciado sobre uma eventual recandidatura ao Palácio de Belém, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou, na passada quarta-feira, que conta regressar Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, com o atual Presidente da República já num segundo mandato, o que implica que Marcelo Rebelo de Sousa se recandidate ao cargo e seja reeleito.

Em resposta ao primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: “Nós vamos ultrapassar esta pandemia e os efeitos económicos e sociais este ano, no ano que vem, nos anos próximos. E eu cá estarei, e cá estaremos todos, porque isto é um espírito de equipa que se formou e que nada vai quebrar. Cá estaremos este ano e nos próximos anos a construir um Portugal melhor”.

Recomendadas

Primeiro-ministro confirma convite a António Costa e Silva para coordenar Programa de Recuperação Económica

“O professor António Costa e Silva foi convidado pelo primeiro-ministro para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica”, referiu hoje o gabinete de António Costa, numa nota enviada à agência noticiosa nacional.

Presidente pede que não se passe do “8 para o 80” e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá dentro e lá fora”.

Marcelo Rebelo de Sousa: “Igreja deu um exemplo a todo o povo português”

No regresso às celebrações comunitárias, à entrada da missa de Pentecostes, na Sé de Lisboa, o Presidente da República recordou que “há regras, há distanciamentos, há que manter as máscaras durante toda a celebração, dure ela o que durar, e há que ter especiais cuidados na entrada e na saída”. Apelou igualmente aos jovens para que “não organizem festas com centenas de pessoas”.
Comentários