PremiumPSD quer prolongar ‘lay-off’ pelo menos até 30 de setembro

Governo inicia na próxima semana o processo para lançar um programa de emergência económico e social para uma resposta estruturada à crise.

O PSD defende o prolongamento do regime simplificado de lay-off pelo menos até 30 de setembro e que essa medida faça parte do programa de emergência económico e social para relançar a economia que o Executivo de António Costa se prepara para levar a Conselho de Ministros até ao fim do mês. Os patrões também exigem o prolongamento do lay-off, previsto até 30 de junho. E o Presidente da República aconselhou o Governo a fazê-lo, se tiver margem financeira para estender o regime extraordinário lançado em março, em resposta ao impacto da pandemia de Covid-19 na economia nacional e como forma de mitigar a previsível escalada do desemprego.

“O regime simplificado de lay-off deve ser prolongado pelo menos até 30 de setembro”, avançou ao Jornal Económico Duarte Pacheco, coordenador do grupo parlamentar do PSD na Comissão de Orçamento e Finanças, realçando que “há setores e empresas que, quando terminado o lockdown económico decretado pelo Executivo, perdem a possibilidade de acesso a apoios”. É o caso, diz o parlamentar social-democrata, da restauração, que foi forçada a reduzir em 50% a sua lotação, e que não pode manter empregados para 100% da sua atividade, acrescentando que há outras empresas na mesma situação, nomeadamente as que estão associadas a setores de praia e animação, com uma taxa de ocupação menor por imposição legal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumDominic Cummings: Um conselheiro de quem Boris Johnson recusa qualquer distanciamento

O estratego do Brexit nem sequer necessitou de ser eleito para ser o aliado de eleição do primeiro-ministro britânico. Ao ponto de ser mantido em funções após ser revelado que violou, sem sombra de arrependimento, as regras de confinamento durante a pandemia de Covid-19.

PremiumIPLeiria dá passo pioneiro com escolas da Irlanda

Doutoramentos conjuntos surgem no âmbito da rede europeia Regional University Network – European University, liderada pelo Politécnico de Leiria. Programa junta Athlone, Limerick e o instituto português.

PremiumMiguel Cabrita Matias: “Não vamos ter problemas no mercado de luxo”

Previsões das agências de ‘rating’ e ‘research’ estimam que este segmento não vai ser afetado pela pandemia. “É um mercado com clientes muito específicos. Das vendas previstas, não houve nenhuma desistência”, diz ‘board member’ da Mexto.
Comentários