PSI 20 acompanha Europa em alta depois do FMI anunciar que vai rever em baixa as previsões para a economia mundial

Em Lisboa, treze empresas cotadas negoceiam em alta, duas caem e três negoceiam sem variação.

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,22%, para 4.924,24 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta quarta-feira, 9 de outubro. Em Lisboa, treze empresas cotadas negoceiam em alta, duas caem e três negoceiam sem variação.

A bolsa portuguesa avança com os títulos da Mota-Engil (1,53%), da Ibersol (1%), da Navigator (0,59%), da Semapa (0,53%) e da Jerónimo Martins (0,46%) a apresentarem nos maiores ganhos na primeira hora da sessão.

Em contraciclo, os títulos da Pharol e Altri caem mas incapazes de inverter a tendência.

Entre as principais praças europeias, o sentimento é de otimismo quando Washington e Pequim voltam a elevar as tensões na resolução da guerra comercial. Os Estados Unidos colocaram na lista negra do Departamento do Comércio mais oito empresas chinesas, medida que fez a China anunciar que vai retaliar.

Na terça-feira, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, anunciou que o organismo vai voltar a comprar ativos para evitar uma repetição da recente turbulência nos mercados monetários.

Também ontem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou para a desaceleração do crescimento mundial. O crescimento mundial encontra-se numa “desaceleração sincronizada”, devido essencialmente à guerra comercial, o que poderá levar a um corte na expansão de 0,8% até 2020, afirmou Kristalina Georgieva, a nova diretora-geral do FMI.

Georgieva, que assumiu o cargo há uma semana, disse que na próxima terça-feira o FMI vai divulgar previsões de crescimento para 2019 e 2020 revistas em baixa.

Ler mais
Recomendadas

Topo da agenda: tudo o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A reunião do BCE esta quinta-feira será a última do mandato de Mario Draghi, numa semana na qual a incerteza sobre o Brexit irá continuar. A época de resultados chega ao PSI 20, com a Galp e a Jerónimo Martins a divulgarem números do terceiro trimestre.

Premium“Queremos impulsionar ainda mais a qualidade da informação económica”, realça presidente da CFA Society Portugal

Marcos Soares Ribeiro diz que “existem ótimos profissionais no jornalismo financeiro em Portugal” que são “uma peça chave para a promoção do conhecimento e literacia financeira junto do grande público”.

Depois das praças europeias, Brexit penaliza Wall Street

O Goldman Sachs aumentou a sua estimativa quanto à probabilidade de o Brexit vir mesmo a acontecer, atribuindo agora 65% de hipóteses para que o divórcio entre a União Europeia e o Reino Unido ocorra no dia 31 de outubro.
Comentários