[weglot_switcher]

Putin quer que “diálogo construtivo” continue com Leão XIV e Zelensky espera que Papa apoie “moral e espiritualmente” a Ucrânia

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho. Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
epa12084646 Newly elected Pope Leo XIV, Cardinal Robert Francis Prevost from the USA, greets faithfuls from the central loggia of Saint Peter’s Basilica, Vatican City, 08 May 2025. EPA/FABIO FRUSTACI
8 Maio 2025, 20h03

O Presidente russo felicitou hoje o novo Papa Leão XIV, de origem norte-americana, e afirmou estar certo que será mantida uma cooperação construtiva entre Moscovo e o Vaticano.

“Estou certo que o diálogo construtivo e a interação estabelecida entre a Rússia e o Vaticano vão continuar a desenvolver-se na base dos valores cristãos que nos unem”, disse Vladimir Putin, numa mensagem de felicitações divulgada pelo Kremlin (presidência).

Já o Presidente ucraniano saudou hoje o Papa Leão XIV, esperando que o novo chefe da Igreja Católica apoie “moral e espiritualmente” a Ucrânia a “restabelecer a justiça e alcançar uma paz duradoura” com a Rússia.

“A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé em prol do respeito pelo direito internacional, condenando da agressão militar da Federação Russa à Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes”, acrescentou Volodymyr Zelensky, numa mensagem publicada na rede social X.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.